Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2002 - 15h11

Conheça a Turquia, berço de cultura e história, rival do Brasil na Copa

Publicidade

da Folha Online

Uma ponte entre a Europa e a Ásia, a República da Turquia é o mais ocidentalizado dos países muçulmanos do planeta.

O território, que se espalha pelo sudeste do continente europeu _faz fronteira com Grécia e Bulgária_ e o oeste da Ásia, separados pelo estreito de Bósforo, contrasta montanhas cobertas de neve e praias ensolaradas dos mares Egeu e Mediterrâneo.

A capital é Ankara, com 4 milhões de habitantes, mas a metrópole cultural e o portão de entrada dos turistas _base da economia local_ é Istambul (antiga Constantinopla).

A cidade, que desperta a atenção tanto bela beleza natural como pelo acervo histórico, já foi capital do Império Romano, Bizantino e Otomano.

As ruas de pedra e as catedrais de Istambul (12 milhões de habitantes) conservam as marcas das civilizações que a ocuparam e representam o elo entre Ocidente e Oriente Médio.

Istambul também é um paraíso para quem gosta de tapetes, artigos de couro, jóias e ouro. Os principais pontos turísticos são a basílica bizantina de Santa Sofia, construída no século 6, e a Mesquita Azul, exemplo de arte e arquitetura clássica.
Reuters

Vista da Mesquita Azul durante noite do Ramadã

Duas das sete maravilhas do mundo estão no país: o templo de Artemis, em Éfeso, e o mausoléu de Halicarnasus, em Bodrum.

A Turquia reivindica o ingresso na União Européia desde 1987, mas sua adesão esbarra em atritos diplomáticos como o conflito com os gregos na ilha de Chipre, a repressão aos separatistas curdos e o cultivo da papoula (de onde se extrai o ópio), cujo consumo é permitido dentro de suas fronteiras.

O país também é grande produtor e exportador de gêneros agropecuários, como trigo, tabaco, algodão, chá, passas e lã. Na indústria, destaca-se a produção de ferro, aço, cromo e cimento.



Leia mais:
  •  Turquia fala muito, mostra pouco e se apóia na garra e na vingança

  •  Rivaldo pode igualar recorde de Jairzinho e Fontaine

  •  Brasil x Turquia sintetiza Copa dos erros de arbitragens e zebras


  • Leia mais: Copa do Mundo-2002
    Saiba mais sobre a Turquia
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página