Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2002 - 15h41

André Sá garante duelo histórico com Saretta em Wimbledon

Publicidade

da Folha Online

Mesmo sem a presença de Guga no torneio, o Brasil garantiu um feito histórico em Wimbledon-2002. André Sá, 23, e Flávio Saretta, 21, farão um inusitado e inédito duelo 100% brasileiro na terceira rodada do Grand Slam da grama, a mais antiga e tradicional competição do tênis mundial.

Depois da vitória de Saretta sobre o alemão Alexander Waske, hoje cedo, Sá derrotou o austríaco Stefan Koubek, 31º cabeça-de-chave da competição, por 3 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7/3), 7/5 e 6/3, e também conquistou sua classificação.

Com isso, pela primeira vez nos 125 anos de história de Wimbledon dois brasileiros se enfrentarão numa partida da chave masculina. O jogo deverá ser marcado para o sábado e vale uma vaga nas oitavas-de-final.

Mesmo com pouca experiência em torneios na grama _piso estranho aos brasileiros, rápido e escorregadio_, o mineiro Sá e o paulista de Americana Saretta estão fazendo campanhas históricas neste ano no All England Club.

Sá, por exemplo, tinha disputado quatro vezes Wimbledon, mas só havia passado da primeira rodada uma vez, em 1999. Saretta estreou na chave principal do Grand Slam inglês neste ano e já soma duas vitórias.

Além disso, ambos eliminaram tenistas mais experientes e cabeças-de-chave em suas trajetórias: Sá eliminou Koubek, semifinalista do Aberto da Austrália deste ano, e Saretta venceu na primeira partida o sueco Thomas Johansson, campeão do Grand Slam australiano e que liderou a Corrida dos Campeões até maio.

Além de decidir qual brasileiro estará no grupo dos 16 melhores jogadores de Wimbledon-2002, o jogo deve valer a condição de número três do Brasil nos rankings da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) _atrás de Guga e Fernando Meligeni.

Atualmente, Saretta é o 85º colocado na Corrida dos Campeões e 71º no ranking de entradas, enquanto Sá é o número 87 da lista que só computa os resultados de 2002 e está em 90º do ranking de entradas.

Além dos dois, o Brasil alinhou ainda Meligeni e Alexandre Simoni na chave masculina, mas ambos caíram em suas estréias. Guga preferiu não arriscar seu recém-operado quadril na traiçoeira grama inglesa e nem entrou no torneio.

Leia mais sobre tênis:

Wimbledon
  • Chave feminina

  • Chave masculina

  • Cabeças-de-chave

  • Campeões de simples

  • Campeões de duplas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página