Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2002 - 09h52

Desacreditada, estrela turca leva o time ao terceiro lugar da Copa

Publicidade

da Folha Online

Em seis jogos disputados anteriormente, o atacante turco Hakan Sukur, que chegou à Copa com cartaz de astro, decepcionou. Não marcou gols e ainda deseperdiçou alguns teoricamente fáceis. Mas, neste sábado, na decisão do terceiro lugar contra a Coréia do Sul, em Daegu, Sukur foi o capitão e líder que a equipe precisava, marcando um gol e dando dois passes na vitória por 3 a 2, que garantiu ao time sua melhor posição na história das Copas.

Confira os melhores lances desta partida.

Com menos responsabilidade do que nos jogos anteriores, que ainda valiam o título da Copa, Turquia e Coréia do Sul entraram em campo dispostos a fazer uma partida aberta, cheia de alternativas e de muitos gols. E Sukur querendo redimir a sua imagem.

Com apenas 11 segundos, este panorama ficou evidente. Na saída dos sul-coreanos, a bola foi recuada para o zagueiro Hong Myung-Bo, capitão da equipe. Ele se atrapalhou com a chegada de Mansiz e perdeu a bola. Esperto, Hakan Sukur ficou livre na frente do gol e finalizou de pé esquerdo, abrindo o placar. Foi o gol mais rápido da história das Copas.

Foi também uma situação absolutamente atípica neste Mundial. Hong Myung-Bo havia feito ótimas atuações e foi escolhido entre os 16 melhores jogadores do torneio. Sukur, a grande estrela turca, tinha sido um fiasco, incapaz de marcar um gol em seis jogos.

O gol, no entanto, não desanimou os sul-coreanos, que partiram em busca do gol de empate. Aos 9min, o lateral-esquerdo Lee Eul-Yong acertou uma cobrança de falta perfeita, de perna esquerda, no ângulo do goleiro Rustu, que nada podia fazer.

Mas a defesa sul-coreana continuou errando muito e permitiu que a Turquia ampliasse o resultado. Aos 12min, Basturk arrancou do meio-de-campo e tocou para Mansiz, que entregou para Sukur e correu para área apenas para finalizar o ótimo passe do companheiro, com o goleiro já batido.

Aos 32min, Mansiz tabelou novamente com Sukur e recebeu a bola na área sul-coreana. Com um toque sutil de perna direita, ele encobriu o goleiro Lee Woon-Jae e marcou o terceiro gol da Turquia na partida, o seu terceiro pessoal no Mundial.

Reuters

Mansiz marca o terceiro gol da vitória turca


A Turquia quase aumentou aos 37min, numa bela cabeçada de Sukur, defendida pelo goleiro adversário. Aos 41min, a Coréia do Sul foi prejudicada pela arbitragem. O atacante Ahn Jung-Hwan recebeu a bola dentro da área, em condição legal, e marcou o segundo gol de seu país. O assistente anulou o lance porque dois jogadores da Coréia, que não participaram do lance, estavam impedidos.

A Turquia voltou para o segundo tempo tentando administrar o resultado e sair apenas nos contra-ataques. A Coréia se empolgou e partiu para o ataque, criando boas chances no começo do segundo tempo, com os laterais Song Chong-Gug e Lee Eul-Yong.

Talvez por causa do cansaço acumulado dos jogos anteriores, a Coréia do Sul não teve força para pressionar o adversário da maneira que fez contra a Itália, nas quartas-de-final. Isso tornou mais fácil a vida da defesa turca. Além disso, os atacantes sul-coreanos erraram demais nas finalizações.

Já nos descontos, aos 47min, o lateral-direito Song Chong-Gug chutou de fora da área, a bola desviou na defesa turca e enganou o goleiro Rustu, marcando o segundo gol da Coréia do Sul.

Apesar da derrota, a Coréia do Sul, que jamais havia vencido uma partida de Copa, se despediu com a conquista do quarto lugar, a melhor posição de uma equipe asiática numa Copa do Mundo.

CORÉIA DO SUL
Lee Woon-Jae, Song Chong-Gug, Lee Min-Sung, Hong Myung-Bo (Kim Tae-Yong) e Lee Eul-Yong (Cha Du-Ri); Park Ji-Sung, Yoo Sang-Chul, Lee Young-Pyo e Lee Chun-Soo; Ahn Jung-Hwan e Seol Ki-Hyeon (Tae Uk-Choi).
Técnico: Guus Hiddink

TURQUIA
Rustu, Akyel, Alpay, Korkmaz e Penbe; Umit Davala (Okan Buruk), Tugay, Basturk (Tayfur) e Emre (Hakan Unsal); Mansiz e Hakan Sukur.
Técnico: Senol Gunes

Gols: Sukur, aos 11 segundos, Lee Eul-Yong, aos 9min, e Mansiz, aos 12min e aos 32min do primeiro tempo; Song Chong-Gug, aos 47min da etapa final
Árbitro: Saad Mane (Kuait)
Cartões amarelos: Lee Eul-Yong, Tugay e Rustu
Local: Daegu, na Coréia do Sul

com agências internacionais

Leia também:

  • Apesar dos erros, Hiddink sai orgulhoso com o quarto lugar

  • "Não vi ninguém superior a nós na Copa", diz técnico da Turquia

  • Gol contra Coréia redime Sukur de atuação fraca na Copa


  • Leia mais: Copa do Mundo-2002

    Saiba mais sobre: Turquia

    Saiba mais sobre: Coréia do Sul
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página