Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2002 - 07h02

Palmeiras e São Paulo são os únicos "pentacampeões mundiais"

Publicidade

da Folha Online

Apenas dois clubes do país cederam jogadores para as cinco conquistas brasileiras em Copas. Palmeiras e São Paulo são os únicos que tiveram representantes nas campanhas vitoriosas de 1958, 62, 70, 94 e 98.

Na campanha do título na Ásia, o Palmeiras cedeu o goleiro Marcos, enquanto o rival São Paulo, o arqueiro Rogério, o lateral Belletti e o meia Kaká.

No primeiro título, na Suécia-1958, o clube do Parque Antarctica teve convocado o atacante Mazzolla, enquanto o do Morumbi, o zagueiro Mauro, o lateral De Sordi e o volante Dino Sani.

A participação palmeirense cresceu quatro anos depois, no Chile, quando o técnico Aymoré Moreira chamou o lateral Djalma Santos, o meia Zequinha e o atacante Vavá. Do São Paulo, convocou os defensores Bellini e Jurandir.

O então meia são-paulino Gérson foi tricampeão no México-70, assim como o goleiro Leão e o zagueiro Baldochi, do rival estadual.

O tricolor paulista cedeu o maior número de atletas numa só edição nos EUA-94: o goleiro Zetti, os laterais Cafu e Leonardo e o atacante Muller.

Com o técnico Carlos Alberto Parreira também foram campeões os meias Zinho e Mazinho, do alviverde.


Clique nos anos para ver os times dos cinco títulos: Suécia-58, Chile-62, México-70, EUA-94, Coréia/Japão-2002.

Leia mais: Copa do Mundo-2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página