Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2002 - 07h46

Confira as cinco seleções brasileiras campeãs do mundo

Publicidade

da Folha Online

A seleção de Luiz Felipe Scolari chegou ao título da Copa-2002 com a melhor campanha de toda a história _triunfou nas sete vezes que entrou em campo.

Outras quatro equipes foram campeãs com aproveitamento de 100% dos pontos, mas antes de o Mundial contar com sete jogos.

O Brasil conquistou o tri no México-70, vencendo seis vezes, porém balançando as redes 19 vezes, uma a mais do que neste ano. O time de Scolari, por outro lado, sofreu quatro gols, três a menos do que Félix.

A constelação de astros de 2002 _Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos e Cafu_ pode um dia compara-se com a considerada melhor seleção da história _Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho, Gérson e Carlos Alberto.

O Uruguai não perdeu na primeira edição (somente quatro partidas), em 1930, feito repetido pela Itália (quatro) em 1938.

A seleção brasileira mais ofensiva não foi campeã. Em 1950, diante de um Maracanã lotado, caiu diante do Uruguai por 2 a 1, apesar de marcar 22 vezes em seis jogos.

Por outro lado, a seleção mais defensivista tornou-se tetra. Nos EUA-94, Carlos Alberto Parreira montou uma zaga que só levou três gols em sete jogos, tendo aproveitamento de 81% dos pontos _empatou duas vezes, uma na final, vencida nos pênaltis contra a Itália (3 a 2).

Outras duas boas defesas garantiram os dois primeiros títulos. Na Suécia-58, sofreu apenas quatro gols (16 gols pró). Na edição seguinte, no Chile, cinco (14 pró).

Editoria de Arte/Folha Imagem


Leia mais: Copa do Mundo-2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página