Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2002 - 12h21

André Sá iguala melhor desempenho de Guga em Wimbledon

Publicidade

da Folha Online

Alongando a sequência de bons resultados do esporte brasileiro nos últimos nove dias, o tenista mineiro André Sá conquistou hoje pela primeira vez a classificação para as quartas-de-final de um Grand Slam e igualou o melhor desempenho de um brasileiro na era profissional de Wimbledon.

Hoje, Sá, 25, número quatro do país nos rankings da ATP _87º colocado na Corrida dos Campeões e 90º no ranking de entradas_, venceu o espanhol Feliciano López por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 7/5, 4/6 e 6/3, e também passou às quartas.

Em 1999, Guga disputou uma vaga nas semifinais do mais antigo torneio de tênis do mundo, mas foi derrotado pelo norte-americano Andre Agassi. Desde 1968, na era aberta do tênis, nunca um brasileiro havia ido tão bem na grama do lendário All England Club, em Londres.

Antes do sucesso de Guga _que preferiu não disputar Wimbledon neste ano para treinar para a temporada do segundo semestre_, porém, a paulistana Maria Esther Bueno já tinha sido tricampeã de simples (1959, 60 e 64) e pentacampeã de duplas (1958, 60, 63, 65 e 66) na grama inglesa.

Thomas Koch, em 1967, também atingiu as quartas-de-final, mas antes da criação da ATP e da profissionalização total do esporte.

Antes de Wimbledon-2002, a participação de Sá no grupo dos quatro mais tradicionais e milionários torneios de tênis do mundo era bem modesta e ele nunca havia ido além da segunda rodada nos Abertos da Austrália, dos EUA, Roland Garros e em Wimbledon _que compõem a série.

Na campanha deste ano, porém, já eliminou um cabeça-de-chave (o austríaco Stefan Koubek, na segunda rodada) e superou o paulista Flávio Saretta, na rodada anterior, no primeiro duelo entre brasileiros nas quadras do Grand Slam inglês.

Agora, nas quartas-de-final, deverá estrear na lendária quadra central, já que enfrentará o ídolo local e grande favorito Tim Henman, que bateu o suíço Michel Kratochvil.

Leia mais sobre tênis:

Wimbledon
  • Chave feminina

  • Chave masculina

  • Cabeças-de-chave

  • Campeões de simples

  • Campeões de duplas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página