Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2002 - 09h11

Vitória de Castro Neves nas 500 Milhas é confirmada

Publicidade

da Folha Online

Tony George, presidente da IRL, confirmou ontem que o apelo da equipe Green foi rejeitado, e que a vitória em Indianápolis foi mesmo do brasileiro Hélio Castro Neves.

O time alegava que Paul Tracy estava na frente de Castro Neves quando a bandeira amarela congelou as posições do GP.

Mas segundo o relatório fornecido pelos fiscais de pista, o carro número 3, de Castro Neves, completou a 198ª das 200 voltas à frente do número 26, de Tracy, só então sendo ultrapassado, mas já sob bandeira amarela.

Na antepenúltima volta, o brasileiro liderava, mas o canadense tinha um carro melhor e o ultrapassou. Porém, pouco antes, havia sido dada bandeira amarela por causa de uma colisão do francês Laurent Redin com o norte-americano Buddy Lazier, meia volta atrás dos líderes.

A corrida acabou terminando sob bandeira amarela, e Castro Neves conquistou o bicampeonato da prova mais tradicional do automobilismo mundial, fato que não acontecia no templo do automobilismo desde 1971.

Além de defender com êxito um título, o que não ocorria desde que o norte-americano Al Unser foi bicampeão entre 1970 e 71, o brasileiro da Penske se igualou a seu ídolo no automobilismo: Emerson Fittipaldi que também venceu as 500 Milhas duas vezes, 1989 e 93.

Castro Neves lidera o campeonato de pilotos da IRL com 280 pontos, três a mais do que seu companheiro de equipe e também brasileiro Gil de Ferran. O terceiro é o campeão do ano passado, o norte-americano Sam Hornish Jr., com 256 pontos.

A próxima etapa da Indy Racing League será neste final de semana, as 200 Milhas do Kansas, em Kansas City, num tri-oval de 1,5 milha.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página