Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2002 - 15h26

Argentino é o primeiro sul-americano semifinalista de Wimbledon

Publicidade

da Folha Online

O argentino David Nalbandián venceu o hoje o equatoriano Nicolás Lapentti e se tornou o primeiro sul-americano a chegar às semifinais nos 125 anos de história de Wimbledon.

Cabeça-de-chave número 28, Nalbandán venceu o experiente rival por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 6/4, 4/6, 4/6 e 6/4. Seu próximo rival será o belga Xavier Malisse, que eliminou o holandês Richard Krajicek também por 3 sets a 2 (6/1, 4/6, 6/2, 3/6 e 9/7).

Aos 20 anos e disputando apenas pela quarta vez um Grand Slam, Nalbandán conquista um feito que os dois maiores tenistas da América do Sul em todos os tempos, Guillermo Vilas e Gustavo Kuerten, nunca conseguiram _ambos ficaram nas quartas-de-final.

Em 1959, o peruano Alex Olmedo conquistou o título de simples de Wimbledon, mas ele era naturalizado norte-americano e competia na Copa Davis pelos EUA. No feminino, a América do Sul também já teve uma campeã, a paulistana Maria Esther Bueno (1959, 60 e 64).

No Aberto dos Estados Unidos-2001, Nalbandián chegou à terceira rodada, caindo diante do russo Ievguêni Kafelnikov. Já em 2002, avançou à segunda rodada na Austrália e à terceira em Roland Garros.

Como juvenil, no entanto, o argentino de Córdoba já venceu um título na série dos torneios mais antigos e milionários do mundo do tênis, no Aberto dos EUA de 1999.

Se passar por Malisse, na semifinal que será disputada amanhã, Nalbandián decidirá o título de All England Club contra o vencedor de Lleyton Hewitt x Tim Henman.

Leia mais sobre tênis:

Wimbledon
  • Chave feminina

  • Chave masculina

  • Cabeças-de-chave

  • Campeões de simples

  • Campeões de duplas



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página