Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2002 - 12h02

Surfista brasileiro quase vai preso e vira destaque na África do Sul

Publicidade

da Folha Online

Depois de passar 12 horas em custódia da polícia no aeroporto de Durban, o surfista brasileiro Adriano de Souza foi o grande destaque do primeiro dia de disputas da 19ª etapa do Circuito WQS, que abre o tradicional Vodacom Beach Africa Festival, na África do Sul.

O Mineirinho, de apenas 15 anos e pesando apenas 45 kg, tirou as duas maiores notas do dia e garantiu sua classificação para a terceira rodada do evento de seis estrelas sul-africano, nível máximo do World Qualifying Series, a divisão de acesso do surfe mundial.

Mas, antes de entrar na água para competir, Mineirinho passou um sufoco na África do Sul.

Sem falar uma palavra em inglês, ele desembarcou no país na sexta-feira, um dia antes do previsto, e acabou ficando durante 12 horas sob custódia da polícia no Aeroporto Internacional de Durban, até que os seus patrocinadores fossem avisados para liberá-lo.

Tudo acertado, ele foi para a água, nas ondas de meio metro de altura que rolavam em Durban. Com um 9,0 e um 8,5 na primeira bateria, o surfista derrotou três sul-africanos em sua bateria e foi à fase seguinte. Na segunda rodada, se classificou atrás do australiano Jamie Thomson.

Adriano Mineirinho foi um dos destaques da equipe que representou o Brasil no ISA Surfing Games, a Olimpíada do surfe, também disputada em Durban, em maio último.

Brasileiros
Outros 26 brasileiros figuram na lista dos 208 inscritos para disputar os US$ 100 mil de prêmio e os 2.500 pontos no ranking que garante 15 vagas na elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT) do ano que vem.

Entre eles, Peterson Rosa (defensor do título do ano passado), Fábio Gouveia, Guilherme Herdy, Victor Ribas, Paulo Moura, Rodrigo Dornelles e Marcelo Nunes estão na relação dos 32 cabeças-de-chave, que só estréiam na sexta fase, a que antecede às oitavas-de-final da competição.

O WQS de Durban abre o Beach Africa Festival, tradicional festival de esportes de ação e música na praia mais famosa da África do Sul. Além do surfe, que também terá uma etapa do WQS feminino, rolam competições de skate, bicicross, vôlei de praia, gincanas e clínicas aos visitantes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página