Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2002 - 14h30

Surfista de Santos surpreende e é campeão no WQS da África do Sul

Publicidade

da Folha Online

O surfista Beto Fernandes, número 248 do ranking mundial, surpreendeu a todos, venceu dois australianos integrantes do WCT na final e foi campeão da 19ª etapa do Circuito WQS, a divisão de acesso do surfe mundial, encerrada hoje, em Durban, na África do Sul.

Aos 25 anos, o atleta que treina e mora em Praia Grande obteve sua maior conquista na carreira e levou U$ 10 mil pelo título.

ASP/Tostee

Beto Fernandes comemora o título em Durban

Como a prova tinha nível de seis estrelas, máximo dentro do WQS, ele levou 2.500 pontos e saltou 240 posições no ranking do World Qualifying Series, lista que classifica 12 atletas para a elite mundial, o World Championship Tour, do ano que vem.

Em ondas altas no píer de North Beach, Beto somou 20,43 pontos em suas melhores performances na bateria decisiva e superou Danny Wills, número 11 do mundo (17,93), Richard Lovett, 14º do WCT (17,40), e Mark Bannister (17,27).

Com isso, o Brasil ficou com o bicampeonato da competição, já que o paranaense Peterson Rosa tinha sido o campeão da disputa no ano passado _neste ano, o tricampeão brasileiro caiu na semifinal por 0,03 ponto.

No feminino, ontem, a catarinense Jacqueline Silva perdeu o bi e teve que se contentar com o vice-campeonato de Durban, após perder a final para a teen peruana Sofia Mulanovich, 19. Leia mais.

É a segunda vitória de um brasileiro no WQS-2002, já que o fluminense Victor Ribas foi campeão da etapa de Fernando de Noronha (PE), disputada em fevereiro.

"Estou muito feliz porque nunca tinha chegado numa final antes", disse Beto, com a ajuda de um intérprete, já que não fala inglês. "As ondas aqui são muito parecidas com as da minha cidade [Praia Grande] e tudo correu muito bem. Estou chocado por estar no pódio."

Além de Peterson, o baiano Armando Daltro também chegou às semifinais. O carioca Raoni Monteiro e o pernambucano Paulo Moura ficaram nas quartas-de-final.

A próxima etapa importante do WQS começa no dia 27 de julho, na Califórnia. O US Open de surfe, na clássica praia de Huntington Beach, também será um evento de seis estrelas, distribuindo US$ 100 mil em prêmios e 2.500 pontos ao campeão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página