Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2002 - 10h31

Schumacher vence, e Ferrari complica disputa de Barrichello pelo vice

Publicidade

da Folha Online

O GP da Alemanha terminou com o resultado que todos na F-1 esperavam, mas a corrida deste domingo no circuito de Hockhenheim não teve nada de previsível.

Clique aqui e veja como foi a corrida.

O alemão Michael Schumacher, pentacampeão antecipado de 2002, voltou a vencer em sua terra natal, o que não acontecia desde os tempos em que corria com a Benetton, em 1995.

E a vitória de hoje não deixou dúvidas da capacidade do piloto da Ferrari. Schumacher venceu de ponta a ponta, sem ser ameaçado em nenhum momento pelo segundo colocado.

Atrás dele vieram duas Williams, com Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Nem mesmo um problema de Ralf a três voltas do final, que o obrigou a fazer um rápido pit-stop, impediu a dobradinha da equipe inglesa.

Já o brasileiro Rubens Barrichello, que está disputando o vice-campeonato com os pilotos da Williams, voltou a ter problemas com sua Ferrari e terminou na quarta colocação. Antes mesmo da largada, já dava para prever uma difícil corrida para o ferrarista.

Ele percebeu um defeito no câmbio de seu carro momentos antes da volta de apresentação e teve de usar o carro reserva, que pela primeira vez na temporada estava ajustado para o brasileiro. Barrichello só foi para pista segundos antes do fechamento dos boxes, escapando por apenas 30s de largar atrás de todos os carros.

Mas os problemas não pararam na largada. Na segunda parada nos pit-stops, a bomba de reabastecimento da Ferrari apresentou problemas e Barrichello perdeu mais de 20s. A parada custou a terceira colocação do brasileiro.

Mas equanto a Ferrari fazia trapalhadas com o carro de Barrichello, outro brasileiro brilhou na Alemanha. Felipe Massa, da Sauber, teve um excelente desempenho em Hockheim, largando bem, fazendo ultrapassagens ousadas e terminando na sétima colocação.

Enrique Bernoldi, da Arrows, que voltava à F-1 depois de não se classificar para o GP da Inglaterra, na última semana, foi bem, mas os problemas de sua equipe voltaram a aparecer. Depois de boas ultrapassagens, o motor de seu carro acabou estourando.

Quem também deu show foi o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren. Ele largou muito bem e logo na primeira volta passou pelo colombiano Montoya. Com um rendimento inferior ao sul-americano, no entanto, em poucas voltas estava sendo pressionado.

A disputa pela quarta posição foi uma das mais bonitas da F-1 em 2002. Montoya tentou a ultrapassagem por duas vezes, mas Raikkonen fechou a porta e acabou com as investidas do adversário. Na terceira tentativa, no entanto, o europeu finalmente cedeu.

Os dois carros entraram na curva lado a lado e Raikkonen acabou jogado para fora da pista. Mesmo na quinta posição, o piloto da McLaren continuou a aparecer, mas desta vez por causa de alguns erros. Na 38ª volta, o pneu traseiro esquerdo de seu carro furou e Raikkonen passou reto em uma curva.

O finlandês ainda conseguiu chegar aos boxes, trocou seu pneu e voltou à corrida. Mas não era o seu dia e no final da corrida, Raikkonen derrapou, voltou a sair da pista, mas desta vez bateu no muro e abandonou a prova.

Com o resultado deste domingo, os dois pilotos da Williams, Montoya e Ralf Schumacher, pularam na frente na luta pelo vice-campeonato do mundial de pilotos. Agora, o colombiano é o segundo colocado, com 40 pontos, quatro a frente de Ralf.

Barrichello é o quarto colocado, com 35 pontos.

Confira a classificação do GP da Alemanha:
1. Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2. Juan Pablo Montoya (COL/Williams-BMW) a 10.503
3. Ralf Schumacher (ALE/Williams-BMW) 14.466
4. Rubens Barrichello (BRA/Ferrari) 23.195
5. David Coulthard (GBR/McLaren-Mercedes) uma volta
6. Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Petronas) uma volta
7. Felipe Massa (BRA/Sauber-Petronas) uma volta
8. Takuma Sato (JAP/Jordan-Honda) uma volta
9. Mika Salo (FIN/Toyota) uma volta


Leia mais: F-1 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página