Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2002 - 17h59

Palmeiras perde e confirma fracassso paulista na Copa dos Campeões

Publicidade

da Folha Online

Depois da eliminação de Corinthians, São Caetano e São Paulo na primeira fase da Copa dos Campeões, hoje foi a vez do Palmeiras, última paulista que ainda respirava no Nordeste, dar adeus à competição.

O time do técnico Wanderley Luxemburgo caiu diante do Paysandu, grande surpresa até aqui do torneio. Jogando no estádio Mangueirão, em Belém, lotado de torcedores adversários, os jogadores palmeirenses não resistiram à pressão do time local e perderam por 3 a 1, com gols de Vandick, Trindade e Albertinho. Nenê marcou para os paulistas.

Com o Palmeiras fora da decisão da Copa dos Campeões, Cruzeiro e Paysandu farão a primeira final do torneio sem a presença de um paulista. Em 2000, o campeão foi o Palmeiras e em 2001 o São Paulo foi vice-campeão.

A final de 2002, que será disputada em duas partidas, ainda não tem data definida.

A partida
No primeiro tempo, a grande estrela foi o atacante Nenê, do Palmeiras. Se movimentando muito pelo lado esquerdo do ataque alviverde, o jovem jogador assustava a torcida paraense todas as vezes em que tocava na bola.

Aos 13min, ele fez uma linda jogada e marcou um dos gols mais bonitos da Copa dos Campeões até aqui. Na esquerda, ele driblou dois adversários e entrou na área. Na conclusão, chutou muito forte, no ângulo direito do goleiro do Paysandu, que nem se mexeu.

Com o gol, o Palmeiras se encolheu e passou a dar muitos espaços, principalmente nas laterais, para o Paysandu. Aproveitando as brechas na defesa, o time do Pará pressionou, mas uma defesa Marcos em uma conclusão de Jajá, aos 44min, salvou o time do empate no primeiro tempo.

Mas no segundo tempo, essas falhas de marcação foram fatais para o time de São Paulo. O técnico Givanildo orientou seus atacantes no intervalo para explorar ainda mais o lado esquerdo do adversário, usando as bolas aéreas.

A estratégia deu certo e logo aos 3min os paraenses empataram o jogo, com uma bela cabeçada do atacanten Vandick, aproveitando cruzamento da esquerda. O gol foi o primeiro sofrido pelo goleiro Marcos desde as quartas-de-final da Copa do Mundo, contra a Inglaterra.

Após o primeiro gol, a torcida do Paysandu empurrou ainda mais sua equipe para o ataque e a virada aconteceu aos 23min. Depois de uma falta da esquerda, Trindade desviou e enganou Marcos, que saiu mal do gol.

A virada fez o Palmeiras ir ao ataque, mas o goleiro Marcão e a falta de pontaria dos atacantes garantiram a vitória do time paraense.

No final do jogo, aos 46min, ALbertinho ampliou para o Paysandu, depois de uma bela tabela do ataque do time paraense.

PAYSANDU
Marcão; Marcos, Gino, Sérgio e Luís Fernando; Sandro, Rogerinho, Jóbson (Vanderson) e Wélber (Trindade); Vandick (Albertinho) e Jajá.
Técnico: Givanildo Oliveira

PALMEIRAS
Marcos; Leonardo (Magrão), Alexandre, César e Diego (Itamar); Paulo Assunção, Célio (Juninho), Arce e Lopes; Muñoz e Nenê.
Técnico: Wanderley Luxemburgo

Gol: Nenê, aos 13min do 1º, Vandick, aos 3min do 2º, Trindade, aos 23min do 2º, e Albertinho, aos 46min do 2º.
Cartões Amarelos: Alexandre, Paulo Assunção e Muñoz, do Palmeiras, e Jajá e Luís Fernando, do Paysandu.
Local: estádio do Mangueirão, em Belém (PA)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon

Leia mais: Copa dos Campeões-2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página