Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2002 - 08h37

Guga segue como top 20 no ranking da ATP

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A desistência contra o romeno Andrei Pavel na estréia do Masters Series de Toronto, na semana passada, rendeu a Gustavo Kuerten uma discussão com seu técnico, Larri Passos, que afirmou que o pupilo não teve atitude de campeão.

Em termos de pontuação, porém, a primeira derrota de Guga para o romeno em sete jogos não teve grandes efeitos e ele vai manter seu status de top 20 no ranking de entradas.

Clique aqui para ver os 30 primeiros colocados da lista e os melhores brasileiros.

Desde 8 de março de 1999, Kuerten não aparece fora do grupo dos 20 mais bem colocados do mais tradicional ranking masculino do tênis.

O brasileiro aparece hoje em 19º na lista da ATP com 1.425 pontos, 70 a menos do ranking da semana passada _quando era o 20º_, já que em 2001 ele havia chegado às oitavas-de-final do torneio canadense.

Guga foi beneficiado pela queda precoce de Pavel. Campeão do ano passado, o romeno perdeu para o russo Marat Safin na segunda rodada.

Kuerten também foi favorecido pelo mau desempenho de concorrentes que seguem poucos pontos atrás dele.

O argentino Gastón Gaudio, 21º no ranking anterior a menos de 50 pontos de Guga, também caiu na estréia e agora aparece com 30 pontos a menos do que a soma anterior.

O holandês Sjeng Schalken, que na semana passada ocupava o 22º lugar, avançou à segunda rodada em Toronto e com isso chegou aos mesmos 1.425 pontos de Kuerten.

O brasileiro leva vantagem por ter feito melhor campanha nos torneios de Grand Slam e Masters Series, obrigatórios na elaboração do ranking.

Nesta semana, a situação de Guga é bem desconfortável. Campeão do Masters Series de Cincinnati de 2001, Kuerten defende 500 pontos.

Corrida
Na Corrida dos Campeões, que leva em consideração os resultados obtidos no ano, o catarinense caiu uma posição e agora é o 63º, com 84 pontos.

André Sá, em 53º, com 98 pontos, continua com a melhor colocação entre os brasileiros. Fernando Meligeni está em 64º, com 81 pontos, e Flávio Saretta é o 78º, com 57.

O australiano Lleyton Hewitt, campeão de Wimbledon, segue na ponta dos dois rankings da ATP.

Clique aqui para ver os 30 primeiros colocados da lista e os melhores brasileiros.

Leia mais: no especial de Tênis
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página