Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2002 - 13h26

Guga entra em quadra, perde na estréia e completa 1 ano sem títulos

Publicidade

da Folha Online

Depois de fazer mistério sobre sua participação no Masters Series de Cincinnati, Gustavo Kuerten entrou hoje em quadra para abrir a defesa de seu último título na ATP Tour e foi derrotado com muita facilidade pelo inglês Tim Henman.

Longe de sua melhor forma, Guga perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em uma hora e 15 minutos de jogo.

Com isso, ele completou um ano sem erguer um título no circuito internacional, já que sua última conquista se deu exatamente no Masters Series de Cincinnati, no dia 12 de agosto de 2001, após vencer dois jogos no mesmo dia, um deles contra o próprio Henman, e a final contra o australiano Patrick Rafter.

Depois disso, o catarinense enfrentou a contusão no quadril, perdeu seguidas vezes em primeiras rodadas, deixou de liderar os rankings e partiu para a artroscopia _que o tirou de ação por três meses. Desde que voltou, no final de abril, Guga já disputou sete torneios, mas ainda não conseguiu ir a uma semifinal sequer.

Na semana passada, Kuerten abandonou a estréia no Masters Series de Toronto após a perda do primeiro set do jogo para o romeno Andrei Pavel. O motivo foi a volta das dores perto do quadril operado. A desistência gerou críticas até de seu técnico, Larri Passos, que disse que a atitude de seu pupilo não foi digna de um campeão.

Até ontem, o tenista não tinha confirmado a disputa da estréia em Cincinnati, adiada para momentos antes do jogo, já que ele ainda estava longe de sua melhor forma.

Agora em 19º no ranking de entradas, Guga não é mais cabeça-de-chave na maioria dos torneios e fez contra Henman sua estréia mais difícil desde o final de agosto de 1998 _quando encarou e venceu o chileno Marcelo Ríos, então vice-líder da lista, no Torneio de Long Island.

Quarto do ranking de entradas e terceiro na Corrida dos Campeões, o inglês é um dos mais altos cabeças-de-chave de Cincinnati e favorito ao título. Seu próximo rival será o chileno Fernando González.

O jogo
Com baixo aproveitamento de primeiros serviços _47%_, Guga teve dificuldades para fugir do forte estilo de "saque-voleio" do inglês. Suas devoluções também não entraram bem em quadra e dificultaram ainda mais o jogo.

Henman venceu o primeiro set em apenas 36 minutos de disputa, com uma quebra de serviço obtida no sexto game, quando o jogo até estava equilibrado.

A partir daí, o inglês teve mais facilidade e quebrou o saque do brasileiro duas vezes no set seguinte para abrir 5/2. No game que encerraria o jogo, Guga ensaiou uma virada e devolveu uma das quebras. Mas já era tarde e em seu próximo saque, Henman fechou o jogo.

Foi a terceira derrota de Guga para o rival em cinco jogos, três deles disputados justamente em Cincinnati _os outros nas semifinais de 2000 e 2001. Com mais esta, o catarinense soma dez derrotas na temporada, com apenas 12 vitórias.

A princípio Guga só voltaria a jogar no US Open, o último Grand Slam do ano e que começa em duas semanas, mas depois de fazer apenas um jogo e meio em quadras sintéticas, pode ser que o tenista entre no Torneio de Indianápolis, que começa na próxima segunda-feira.

Leia mais sobre tênis:

Masters Series de Cincinnati
  • Cabeças-de-chave

  • Chave

  • Campeões

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página