Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2002 - 15h51

Brasil domina mountain bike e vence 10 medalhas nos Sul-Americanos

Publicidade

da Folha Online

Graças principalmente ao fato de ter conquistado cinco das seis medalhas em disputa nas competições de mountain bike, o Brasil dominou os pódios desta manhã e somou mais dez medalhas no quadro geral dos Jogos Sul-Americanos, que terminam amanhã.

O Brasil tem agora 244 medalhas, sendo 107 de ouro, 75 de prata e 62 de bronze. A Venezuela vem em segundo com 199 pódios, sendo 86 de ouro, 58 de prata e 55 de bronze.

O maior destaque do dia foi o domínio dos donos da casa nas provas de mountain bike, em Curitiba. Das seis medalhas em disputa nas disputas do Parque Barigui (três no masculino e três no feminino), os brasileiros só perderam um bronze, que foi para a argentina Noelia Rodríguez.

Na disputa masculina, Márcio Ravelli completou o percurso de 40 km em 1h56min24s e ficou com a medalha de ouro. Em seguida vieram Edvando Cruz, com 1h56min39s, e Odair Pereira, com 1h58min13s.

No feminino, o ouro foi para Jaqueline Mourão, que correu os 30 km da prova em 1h44min47s. Érika Gramiscelli levou a prata (1h49min32s) e a argentina fez o percurso em 1h53min59s.

Triatlo
A brasiliense Mariana Ohata conquistou neste sábado a medalha de ouro do triatlo, disputada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A fluminense Sandra Soldan ficou com a medalha de prata e a argentina Nanci Alvarez ganhou a de bronze.

As três terminaram praticamente juntas os 1.500 metros de natação e os 40 quilômetros de ciclismo. Na corrida de 10 quilômetros, Mariana mostrou mais fôlego e cruzou a linha de chegada em 2h04min01. Soldan cumpriu o percurso apenas 27 segundos atrás e Alvarez fez 2h08min08.

Taekwondo
Nas disputas do taekwondo, no Rio, Brasil e Venezuela disputam palmo a palmo a liderança da classificação geral. Hoje, no terceiro e penúltimo dia de competições, os brasileiros conquistaram duas medalhas e ampliando para sete o número de ouros brasileiros, contra seis da equipe rival.

Na categoria até 58 kg, o brasileiro Márcio Wenceslau venceu o chileno Pablo Valdés e ganhou o primeiro ouro do dia. Em seguida, ouro para a Venezuela com a vitória de Yuri Tsay Ovalles sobre a argentina Anabella Carmona na categoria até 51 kg. Na final até 59 kg, a equatoriana Elizabeth Rivas bateu a brasileira Karina Couzemenco.

No último combate do dia, o Brasil desempatou em ouros com os venezuelanos, com o título da categoria até 67 kg masculina. Diogo Silva perdia por 2 a 0 para o equatoriano Ronald Vera, mas inverteu o resultado nos últimos 50 segundos de luta e levou o ouro.

Patinação artística
Na patinação artística, uma contusão da dupla argentina tirou da competição a disputa das medalhas e transformou as apresentações e mera demonstração.

Maria Mujica, que faria dupla com Flávio Sissolo, se lesionou, e os argentinos tiveram de desistir da disputa. Como só restavam duas duplas brasileiras inscritas, Max Coelho/Mayra Ramos e Gabriel Pontes/Priscila Caselta, a organização definiu que as provas de dupla de dança não valerão medalhas.

Tênis de mesa
O cearense Thiago Monteiro conquistou, neste sábado, no Centro Olímpico do Ibirapuera, em São Paulo, sua terceira medalha de ouro no tênis de mesa dos Sul-Americanos.

Ao lado do paulista Hugo Hanashiro, derrotou na final de duplas masculinas os também brasileiros Cazuo Matsumoto e Bruno Anjos, por 4 sets a 1 (11/9, 11/6, 11/1, 8/11 e 13/11). Reinaldo Yamamoto/Matheus Navarro e Gustavo Tsuboi/Rafael Shimizu, bronzes, completaram o pódio 100% verde-amarelo.

Na decisão das duplas femininas, as chilenas levaram a melhor. Patrícia Álvarez e Paulina Vega derrotaram Lígia Silva e Natália Barreira por 4 sets a 2 (11/9, 7/11, 11/6. 11/8, 4/11 e 11/7). Duas duplas brasileiras ficaram com o bronze: Cláudia Ikeizumi/Mariana Assis e Thais Hasegawa/Luciana Kock.

Tênis
Nas semifinais da chave de simples feminina, as vitórias de Larissa Carvalho e Marina Tavares já garantiram as medalhas de ouro e prata para o Brasil. Nas duplas, juntas, Larissa e Marina enfrentam na decisão às compatriotas Patrícia Coimbra e Jenifer Widjaja, em outra final caseira.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página