Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2002 - 13h15

Brasil põe 17 surfistas nas oitavas-de-final de WQS na França

Publicidade

da Folha Online

Dos 64 surfistas classificados para as oitavas-de-final da 27ª etapa do circuito WQS (World Qualifying Series), a divisão de acesso do Circuito Mundial, em Lacanau (França), 17 são brasileiros, segundo maior contingente de um único país, atrás da Austrália, que classificou 21 atletas.

Entre eles estão Renan Rocha, Guilherme Herdy, Marcelo Nunes, Victor Ribas, Teco Padaratz, Paulo Moura, Peterson Rosa e Fábio Gouveia, oito dos dez brasileiros que disputam o WCT, a elite mundial.

Peterson e Gouveia _campeão da última etapa do WQS, o seis estrelas de Anglet, na semana passada_, inclusive, estão escalados para uma bateria 100% verde e amarela, junto com o paulista Otávio Lima e o baiano Christiano Spirro. Dois deles passam às quartas-de-final.

Os brasileiros já venceram oito provas disputadas na França e 15 no continente europeu, que tem praias com ondas de pouca altura que favorecem os surfistas nacionais.

A competição, disputada na Grand Plage, no litoral norte da França, tem prazo para ser encerrada até domingo e tem o nível máximo do WQS (seis estrelas), distribuindo um total de US$ 100 mil em prêmios e 2.500 pontos no ranking que classifica 16 surfistas para o WCT-2003.

O Circuito Mundial de surfe tem duas divisões: a de elite (World Championship Tour), restrita aos 46 melhores da temporada anterior; e a de acesso (WQS), liberada a todos os profissionais. Todo ano, os 16 melhores colocados do WQS sobem para a divisão principal, substituindo os piores do WCT no ano anterior.

Feminino
Na competição feminina do WQS disputada em Lacanau, a única brasileira que entrou na disputa, a catarinense Jacqueline Silva foi eliminada na terceira rodada.

Campeã da divisão de acesso no ano passado e número 11 do WCT-2001, Jacq está na sexta colocação do ranking do WQS neste ano e é a melhor surfista do país em 2002.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página