Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2002 - 11h55

Brasil vence pela segunda vez seguida campeonato de surfe na França

Publicidade

da Folha Online

O catarinense Teco Padaratz conquistou hoje, em Lacanau (França), o título da 26ª etapa do WQS (World Qualifying Series), a divisão de acesso do surfe mundial. Foi a segunda vitória seguida de um brasileiro na Europa, já que, na semana passada, o paraibano Fábio Gouveia tinha sido campeão em Anglet, também na França.

Após seis anos de sua última conquista no Circuito Mundial da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais), Teco, que foi campeão geral do WQS em 1999, conquista finalmente seu quinto título na carreira. O catarinense de 31 anos e há 14 anos no Tour já havia vencido outras duas etapas da divisão de acesso, em 1992 e 96, e duas do WCT, a elite mundial, em 1991 e 94.

Teco e Fabinho Gouveia foram os primeiros surfistas brasileiros que começaram a se destacar no WQS e no WCT e são dois dos mais longevos em atividade ainda no Tour.

O título de Padaratz foi ainda o quinto de um brasileiro no WQS-2002. Antes dele e de Gouveia, Anselmo Correa (Florianópolis), Victor Ribas (Fernando de Noronha) e Beto Fernandes (Durban, na África do Sul) também já tinham sido campeões.

O título
Após o adiamento de ontem, devido à falta de ondas, as finais do seis estrelas (torneio de pontuação máxima no WQS) de Lacanau foram disputadas com boas e longas esquerdas e raras direitas entre 1 e 1,5 m de altura.

Numa final muito equilibrada, na Grand Plage, Teco marcou 22,46 pontos (em 30 possíveis) e derrotou três australianos: Toby Martin (22,17), Todd Prestage (21) e Jake Paterson (12,5).

O brasileiro assumiu a liderança na final logo no começo da bateria, mas foi superado por Prestage e só retomou a primeira colocação faltando 10 minutos para o final, com uma longa esquerda que lhe valeu a nota 8,43.

Com o título, Teco Padaratz conquistou 2.500 pontos e subiu para a 31ª posição no ranking do WQS. Ele ainda levou um cheque de US$ 10 mil de premiação.

Outros cinco brasileiros caíram n'água nesta segunda-feira, que ainda teve as disputas das quartas e semifinais. Além de Teco, só o potiguar Danilo Costa venceu, mas caiu em terceiro em sua bateria semifinal. Fábio Gouveia, o paulistano Renan Rocha, o carioca Yuri Sodré e o pernambucano Bernardo Pigmeu tiveram de se contentar com a nona colocação.

O WQS continua nesta semana em praias francesas, em outro seis estrelas, desta vez em Hossegor.

O Circuito Mundial de surfe tem duas divisões: a de elite (World Championship Tour), restrita aos 46 melhores da temporada anterior; e a de acesso (WQS), liberada a todos os profissionais. Todo ano, os 16 mais bem colocados do WQS sobem para a divisão principal, substituindo os piores do WCT no ano anterior.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página