Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2002 - 19h44

Saretta tenta superar início de carreira de Guga

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Flávio Saretta disputa amanhã contra o dinamarquês Kenneth Carlsen sua primeira partida no Aberto dos EUA com possibilidade de superar o desempenho de Gustavo Kuerten em início de carreira.

Ao disputar os quatro torneios do Grand Slam pela primeira vez, Guga obteve três vitórias: foi à segunda rodada no Aberto da Austrália, caiu na estréia em Roland Garros e Wimbledon e chegou ao terceiro jogo no Aberto dos EUA.

Saretta, 22, disputou neste ano pela primeira vez os principais torneios do tênis e, ainda sem contar a competição americana, também já acumula três triunfos.

No início do ano, em Melbourne, Saretta perdeu para o francês Arnaud Clement na estréia.

No saibro de Roland Garros, o paulista de Americana conseguiu sua primeira vitória em Grand Slam sobre o austríaco Oliver Marach e caiu na sequência diante do argentino David Nalbandian.

Em Wimbledon, após ter jogado apenas uma partida na grama, Saretta conseguiu sua melhor campanha, a terceira rodada.

Na estréia, derrotou o campeão do Aberto da Austrália, o sueco Thomas Johansson. Depois, passou pelo alemão Alexander Waske e foi derrotado na terceira rodada pelo compatriota André Sá, que já estava em sua quinta participação em Wimbledon.

Sá conseguiu duas vitórias nas primeiras vezes que atuou em Grand Slams, mas, diferentemente de Saretta, que jogou os torneios na sequência, contou com um intervalo entre as disputas.

Sá estreou Wimbledon em 1998 e só disputou o Aberto da Austrália pela primeira vez em 2001.

Estratégia parecida teve Fernando Meligeni, que hoje venceu o argentino Agustin Calleri por 3 sets a 1 (3/6, 7/6, 6/4 e 6/3) e agora enfrenta o espanhol Tommy Robredo, cabeça-de-chave 31.

Ele estreou em Grand Slams no Aberto dos EUA em 1992 e só jogou na Austrália em 1994.

Assim como Guga, Meligeni conseguiu três vitórias somando as primeiras vezes que esteve nos quatro principais torneios -todas no Aberto da França.

As estréias de Guga nos Grand Slams não o diferencia muito da média, mas o brasileiro conseguiu seu brilho cedo. Foi campeão de Roland Garros na segunda vez que disputava a competição.

O americano Pete Sampras, recordista de títulos de Grand Slam, com 13 troféus, só obteve o primeiro em sua terceira tentativa no Aberto dos EUA.

Leia mais: no especial de Tênis
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página