Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2002 - 10h20

Brasil vence a Grécia e vai à segunda fase no Mundial de vôlei

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A seleção feminina de vôlei já está na segunda fase do Mundial. A classificação antecipada aconteceu hoje após a vitória tranquila da equipe brasileira sobre a Grécia, por 3 sets a 0 (25/18, 25/12 e 25/23), em uma hora.

No Grupo D, além das brasileiras, chinesas e gregas também avançaram. As posições de classificação só serão conhecidas depois da rodada de amanhã.

O time grego faz seu último jogo na primeira fase contra a favorita China. Já a equipe nacional pega a fraca Tailândia.

Hoje, o Brasil entrou em quadra para enfrentar uma Grécia desconhecida, que havia se transformado em uma das surpresas do Mundial da Alemanha.

A equipe grega estava invicta (três vitórias) e acabara de derrotar a Polônia, principal candidata à classificação em terceiro lugar no grupo de Leipzig -as polonesas estão eliminadas.

Mas, mesmo embalada pelos bons resultados, a Grécia não deu trabalho para a seleção brasileira.

Sacando muito bem -marcou sete pontos no fundamento contra nenhum do rival (cinco saíram das mãos de Sassá)-, a equipe do técnico Marco Aurélio Motta dominou toda a partida.

O Brasil só teve dificuldades, mais uma vez, no fim do terceiro set. A Grécia, utilizando praticamente suas atletas reservas, equilibrou o jogo e deixou o adversário pela primeira vez em desvantagem no placar.

As brasileiras, como já acontecera nos confrontos com a Polônia e a Austrália, passaram a desperdiçar muitos contra-ataques.

Mas, mesmo pressionada, a seleção teve tranquilidade para reequilibrar o jogo e fechar em 25/23.

Diferentemente do que fez nos dois últimos confrontos, o treinador brasileiro não mexeu muito na equipe hoje. A única alteração feita por Motta -começara com Marcelle, Karin, Valeskinha, Paula Pequeno, Sassá, Luciana e a líbero Fabi- foi a entrada da meio-de-rede Marina Daloca durante o terceiro set.

O técnico, que estava preocupado com a instabilidade do time nas partidas anteriores, aprovou a atuação das jogadoras brasileiras.

"Tivemos um bom desempenho, principalmente nos dois primeiros sets. Apesar de ter desperdiçado alguns contra-ataques no terceiro set, o time sacou bem e, no geral, fez uma boa partida."

Crentes na vitória das chinesas sobre a Grécia na rodada de amanhã, as brasileiras esperam ficar com o segundo lugar no Grupo D.

"Foi um resultado importante (vitória sobre as gregas) porque estava valendo o segundo lugar do grupo. E a diferença de ficar em segundo ou terceiro é muito grande. Fizemos o nosso dever", disse a oposto Luciana, que fez seu melhor jogo no Mundial.

"Quero ter 100% de eficiência", afirmou a atacante, que converteu 15 de seus 31 ataques no jogo em pontos -no total, fez 16 e foi a maior pontuadora da partida.

Leia mais: no especial de Vôlei
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página