Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2002 - 07h10

Guga comemora aniversário e estréia em torneio na Bahia

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O Gustavo Kuerten que estréia hoje, no dia de seu 26º aniversário, por volta das 19h, contra o austríaco Julian Knowle, no Torneio da Costa do Sauípe, é bem diferente do Gustavo Kuerten que jogou no litoral baiano em 2001. Na ocasião, ele perdeu na primeira rodada para o compatriota Flávio Saretta, então 114º do mundo.

A principal diferença é física. No ano passado, segundo contou o próprio jogador, ele já sentia as dores no quadril que o obrigariam a ser operado, embora não admitisse a lesão publicamente.

Neste ano, após uma artroscopia em fevereiro e dois meses afastado dos torneios para se recuperar, Kuerten diz que sente dor, mas "nada comparado com o que sentia no ano passado".

A condição física também registra disparidade. No ano passado, Kuerten chegou ao Brasil desgastado, após uma sequência de seis torneios nas sete semanas anteriores, na Alemanha, no Canadá e nos EUA. Ele disputou 28 partidas nesse período.

Neste ano, o brasileiro está muito mais descansado. Nas sete últimas semanas, ele disputou apenas um torneio a menos do que no mesmo período do ano passado, mas atuou apenas 11 vezes.

O que também mudou foi a colocação no ranking de entradas.

Em 2001, Guga disputou o primeiro torneio do principal circuito da ATP em seu país no topo do ranking de entradas. Desta vez, ele ocupa apenas a 53ª colocação.

Mas o que talvez faça a diferença entre a derrota na estréia de 2001 e uma eventual boa campanha na atual edição seja a motivação.

"Vou jogar mais esse torneio porque será no Brasil. A gente sempre lutou para ter um torneio lá. Mas sei que vai ser difícil jogar bem", afirmou Guga, após ser eliminado nas quartas-de-final do Aberto dos EUA em 2001.

"Estou supermotivado. É o único ATP que temos no Brasil e é a hora de aproveitar. Cresci bastante em Nova York e tomara que eu possa fazer uma boa campanha aqui", disse na semana passada Kuerten, que chegou à Bahia na quinta-feira para adaptação.

Após as oitavas-de-final no Aberto dos EUA, igualando a campanha deste ano em Roland Garros, Guga demonstrou confiança para os jogos na Bahia para "quem sabe chegar à final e sentir o gostinho de uma decisão".

O brasileiro, que no ano passado disse que a data do torneio não era muito boa, afirmou ter feito um novo tipo de preparação visando as partidas desta semana.

"Neste ano, mudei um pouco o calendário, deixei de jogar alguns torneios nos EUA, para chegar bem à Costa do Sauípe, que, para mim, se tornou um dos torneios mais importantes da temporada."

Hoje, três brasileiros foram eliminados na primeira rodada da chave de simples. Saretta, semifinalista em 2001, perdeu para o argentino Guillermo Coria, Ricardo Mello, para o americano Brian Vahaly, e Carla Tiene, para a croata Iva Majoli, todos por 2 sets a 0.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página