Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2002 - 19h01

Guga tem vantagens para seguir como nº 1 do país até 2003

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Após estar seriamente ameaçado de perder o posto de tenista número um do Brasil no Aberto dos EUA, Gustavo Kuerten terá o calendário até o fim do ano a seu favor para abrir vantagem no ranking de entradas em relação aos "rivais" mais próximos, Fernando Meligeni e André Sá.

Segundo a última classificação divulgada pela ATP, Kuerten ocupa a 55ª colocação, com 660 pontos. Duas posições atrás está Meligeni, com 652. E, com 636, Sá é o 60º melhor tenista do mundo.

Eliminado logo na estréia em quatro dos seis torneios que disputou entre o Grand Slam americano e o fim do ano passado, Guga defende apenas 85 pontos até dezembro, 75 relativos à terceira rodada do Masters Series de Paris. Os dez pontos restantes ele amealhou em Basel e Stuttgart apenas pela participação nos torneios.

Meligeni, que hoje estreou no Torneio da Costa do Sauípe com uma vitória sobre o americano Alex Kim (parciais de 4/6, 6/3, 4/1 e abandono), defenderá até o fim da temporada 154 pontos. Apenas no torneio nacional, serão 120 da campanha de 2001, quando conquistou o vice-campeonato.

André Sá ainda terá uma semana sem defesa de pontos, pois foi eliminado na primeira rodada na Bahia no ano passado. Terá a chance até mesmo de se tornar o número um do país caso marque 25 pontos a mais do que Guga.

Porém, ainda em setembro, terá que defender 90 pontos referentes a dois torneios do circuito principal da ATP, um deles, uma semifinal em Hong Kong em 2001. Até o fim do ano, serão mais 54 pontos.

Calendários diferentes

Próximos no ranking de entradas da ATP, mas com diferentes quantidades de pontos para defender, Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni e André Sá cumprirão também calendários distintos até o final da temporada.

A diferença estará na importância dos torneios. Enquanto Guga disputará apenas os do circuito principal, Meligeni e Sá deverão participar também de challengers -competições um nível abaixo.

Por ora, o brasileiro mais bem posicionado no ranking divulgou participação apenas no Torneio de Lyon (FRA), no início de outubro, já pela temporada européia de carpete em quadras cobertas.

Após o Torneio da Costa do Sauípe, Kuerten, Meligeni e Sá, além de Flávio Saretta, defenderão o país na repescagem da Copa Davis, entre os dias 20 e 22 deste mês, contra o Canadá, no Rio.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página