Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2008 - 09h01

Período de férias evita contato de Ronaldo com "estrutura" corintiana

Publicidade

EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
RICARDO PERRONE
da Folha de S.Paulo

Para seduzir Ronaldo e fechar a contratação mais bombástica dos últimos anos, o Corinthians alega ter usado a estrutura de seu recém-reformado departamento de futebol.

Entre outros motivos, o atacante teria preferido o Parque São Jorge à Gávea, dizem os corintianos, porque no clube paulista ele terá as condições ideais para finalizar a recuperação de seu joelho esquerdo.

Mas, ao menos no primeiro mês como jogador do Corinthians, o mais perto que Ronaldo deverá passar do centro de recuperação corintiano, o Ceproo, será hoje, quando for à cerimônia de sua apresentação oficial, no Parque São Jorge.

Até que o time volte a treinar regularmente na Fazendinha --o que deve acontecer apenas no meio de janeiro--, o camisa 9 não usará as dependências do clube para se recuperar.

Com todo o departamento de futebol profissional do Corinthians em férias até o dia 26, não há como Ronaldo fazer seus exercícios no clube. Desde roupeiros até seguranças, todos estão em recesso até lá, quando o elenco se reapresentará para o início da pré-temporada.

Depois, Ronaldo se junta ao grupo para período de treinos em Itu, no interior do Estado.

A partir de segunda-feira, quando inicia seu período de treinamento e recondicionamento já em São Paulo, Ronaldo o fará numa academia particular na zona sul da cidade, assim como já vinha fazendo no Rio, depois que deixou de usar as dependências do Flamengo.

Serão dois períodos de treinamentos, todos os dias. O primeiro, pela manhã. Depois de almoçar, Ronaldo retomará a rotina de exercícios, à tarde.

A "equipe" que o acompanhará nesta fase da recuperação de sua cirurgia para reconstrução do tendão patelar também ainda não será a do Corinthians. Bruno Mazziotti, fisioterapeuta particular do jogador e que depois irá se incorporar ao quadro de funcionários do clube, continuará orientando Ronaldo isoladamente, até que ele se junte a seus novos companheiros, no fim do mês.

O programa de treinos foi avaliado e aprovado pelo responsável pelo departamento médico do Corinthians, Joaquim Grava. "Todos os exames já foram feitos. Clinicamente ele já está bem. Os joelhos dele não têm mais problemas", diz o médico, que prevê o jogador até em melhores condições físicas que os demais corintianos no dia da reapresentação. "Ele já vem treinando, enquanto os demais voltam de férias."

Grava projeta que, neste primeiro período de treinos como jogador do Corinthians, Ronaldo também irá emagrecer. O médico afirma que o jogador deve perder de 4 kg a 5 kg até entrar em seu peso ideal.

Apesar de apostar que Ronaldo pode, sim, voltar a jogar em alto nível e sem novas lesões, como ocorreu às vésperas da Copa de 2002, Grava indica que não se pode tomar aquele período da carreira do jogador como parâmetro para cobranças.

E cita como exemplo justamente o peso do atacante, tido como o um grande problema de Ronaldo nas últimas temporadas de sua carreira.

"É impossível ele ter o peso de 2002. Hoje ele já tem 32 anos e, quanto mais velho fica, mais massa acumula", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página