Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2002 - 18h48

Dor vira rotina para os jogadores da ATP

FERNANDO ITOKAZU
enviado da Folha à Costa do Sauípe

Após derrotar o russo Marat Safin na segunda rodada do Aberto dos EUA, Gustavo Kuerten afirmou que, com o nível de exigência do circuito da ATP, era normal jogar com dores.

Guga afirmou também que seu quadril ainda dói, mas não é nada comparado com o que sentia no final da temporada passada.

O capitão do Brasil na Copa Davis, Ricardo Acioly, também já disse que os jogadores de alto nível sempre entram em quadra com alguma "dorzinha".

O próprio Kuerten contou que seu quadril começou a incomodar no primeiro semestre do ano passado e só se submeteu à cirurgia em fevereiro deste ano.

Os jogadores da ATP parecem estar "acostumados" a atuar com alguma coisa incomodando, mas, ultimamente, parece que as dores estão crescendo acima do normal.

No Aberto dos EUA, encerrado no domingo, a chave masculina contou com dez abandonos. O recorde registrado em Grand Slam era de oito desistências, no Aberto da Austrália, em 1998.

O fato de o corpo não suportar o alto nível de exigência parece não ser um fenômeno isolado, mas, sim, crescente. No Torneio da Costa do Sauípe, único evento do grande circuito da ATP no Brasil, a primeira baixa na chave masculina ocorreu antes mesmo de a bolinha quicar nas quadras.

O argentino Juan Ignacio Chela, primeiro cabeça-de-chave da competição, desistiu do torneio alegando lesão nas costas.

Com as oitavas-de-final ainda incompletas -Guga jogará hoje com o americano Mashiska Washington-, o torneio baiano já registrava dois abandonos.

O americano Alex Kim deixou a partida com Fernando Meligeni na primeira rodada. Também em seu jogo de estréia, Daniel Melo deixou a quadra quando perdia para o americano Cecil Mamiit.

Alguns preferem nem se arriscar a jogar cansados e se expor a contusões e deixam de disputar torneios em que estão inscritos.

Andre Agassi, após ser campeão do Torneio de Los Angeles, preferiu não disputar o Masters Series de Toronto na semana seguinte.

O Torneio da Costa do Sauípe viu outro exemplo. Venus Williams (EUA), após ser derrotada pela irmã Serena na final do Aberto dos EUA, desistiu de jogar na Bahia. Agassi e Venus acabaram multados, pela ATP e WTA.

Leia mais: no especial de Tênis
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página