Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2002 - 10h25

Ferrari "brinca" na pista, Barrichello vence GP da Itália e fica perto do vice

da Folha Online

Em outra jornada incrivelmente superior da Ferrari e beneficiado pelos abandonos das duas Williams, o brasileiro Rubens Barrichello venceu o GP da Itália, no tradicional circuito de Monza, o mais rápido da categoria, e conquistou sua terceira vitória na temporada e a quarta na carreira.

O pentacampeão mundial Michael Schumacher chegou em segundo e garantiu a 13ª dobradinha da dupla ferrarista, que já é a segunda mais eficiente da história da F-1.

Com o resultado, o piloto brasileiro abriu 17 pontos de vantagem para o terceiro colocado do campeonato, o colombiano Juan Pablo Montoya, e ficou muito perto de conquistar o título simbólico de vice-campeão da temporada 2002.

No final da corrida, a vantagem dos dois ferraristas para os demais pilotos era tão grande que eles se deram ao luxo de deixar os retardatários passarem e diminuíram o ritmo para cruzar a linha de chegada juntos. Na última volta, Barrichello e Schumacher desfilaram a superioridade da Ferrari pela pista de Monza e venceram a corrida como se estivessem brincando, a 0,2 s de diferença.

O terceiro colocado, o norte-irlandês Eddie Irvine, colocou a problemática Jaguar no pódio e abocanhou a terceira posição. O ex-parceiro de Barrichello e de Schumacher chegou mais de 52 segundos depois dos ferraristas.

Confira como foi o GP da Itália, 15ª etapa do Mundial-2002 de F-1, volta-a-volta.

A corrida
Depois de ter alguns problemas nos treinos e só ter conseguido a quarta colocação no grid, Barrichello passou Schumacher na largada e saiu à caça de Montoya, que saiu na pole mais rápida da história da F-1, mas perdeu a primeira posição para Ralf Schumacher.

Na quarta volta, o motor de Ralf estoura e ele abandona. Na mesma volta o colombiano perde a entrada de uma curva e o brasileiro assume a liderança. Na volta seguinte, Schumacher já é o segundo colocado.

A partir daí, a Ferrari correu sozinha. Com uma estratégia de parar duas vezes no boxe _contra uma de Schumacher_, Barrichello disparou na frente e passou a fazer uma volta mais rápida atrás da outra.

No primeiro pit-stop, na 20ª volta, perdeu a primeira posição para o alemão e só recuperou quando Schumacher abasteceu e trocou seus pneus, oito voltas depois. De volta em primeiro, Barrichello voltou a fazer voltas rápidas para aumentar sua vantagem e ter condições de fazer o segundo pit sem perder a ponta.

Na 34ª volta, Montoya faz uma segunda e inesperada entrada no box. Com problemas na suspensão, por ter "atropelado" uma zebra, o colombiano desiste da corrida.

Sem adversários à altura _a McLaren praticamente não apareceu na corrida_ Barrichello fez sua segunda parada e voltou apenas alguns metros à frente do companheiro de equipe.

A dez voltas do final, Schumacher começa a diminuir o ritmo. Cinco voltas depois, Barrichello faz o mesmo. No final, as duas Ferrari recebem juntinhas a bandeira quadriculada e dão o sinal para uma invasão em massa da pista pelos "tifosi" ferraristas.

O italiano Jarno Trulli (Renault), o inglês Jenson Button (Renault) e o francês Olivier Panis (BAR) completaram a zona de pontuação.

O brasileiro Felipe Massa (Sauber) não completou a corrida. Na 18ª volta, ele tocou roda com Pedro de la Rosa (Jaguar) e acabou com um pneu furado. Depois de passear na grama, Massa tem sua suspensão comprometida e pára na pista.

A F-1 volta a se encontrar em duas semanas, no próximo dia 29 de setembro, para o GP dos EUA, no legendário Indianápolis Motor Speedway, em que Barrichello pode definir a conquista do vice-campeonato de pilotos.

Resultado final:

1. R.Barrichello (BRA/Ferrari) 1h16min19s982
2. M.Schumacher (ALE/Ferrari) a 0s255
3. E.Irvine (IRLN/Jaguar) a 52s579
4. J.Trulli (ITA/Renault) a 58s219
5. J.Button (ING/Renault) a 1min07s770
6. O.Panis (FRA/BAR) a 1min08s491
7. D.Coulthard (ESC/McLaren) a 1min09s047
8. G.Fisichella (ITA/Jordan) a 1min10s868
9. J.Villeneuve (CAN/BAR) a 1min21s091
10. N.Heidfeld (ALE/Sauber) a 1min22s046
11. M.Salo (FIN/Toyota) a 1 volta
12. T.Sato (JAP/Jordan) a 1 volta
13. A.Yoong (MAL/Minardi) a 6 voltas

Leia mais: no especial de F-1
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página