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17/09/2002
-
00h04
enviado especial da Folha a Monza
O Brasil terá pelo menos dois pilotos na próxima temporada da F-1. Embora só deva fazer o anúncio oficial em Suzuka, no próximo mês, a Toyota acertou a contratação do mineiro Cristiano da Matta, 28, atual líder da Indy.
O negócio foi fechado na semana passada e envolveu uma barganha com a equipe do piloto nos EUA. Em troca da liberação de Da Matta, a Newman-Haas receberá motores da montadora para disputar a IRL no ano que vem.
A Folha tentou contatar o piloto ontem, mas ele estava em trânsito após ter corrido a etapa inglesa da Indy, sábado. Da Alemanha, onde fica sua divisão de F-1, a Toyota negou o acerto. "Mas não excluo a possibilidade de que isso aconteça", afirmou Andrea Ficarelli, assessor de imprensa do time. "Pode ser que termine assim, mas me parece prematuro dizer que ele já tenha assinado um contrato."
Da Matta, que testou o carro da Toyota em maio, será companheiro do francês Olivier Panis, ex-BAR. Os atuais pilotos do time, Allan McNish e Mika Salo, foram dispensados no mês passado.
Antes de o acerto ser concretizado, Da Matta já havia avisado seus chefes de que não gostaria de correr na IRL e pediu para ser liberado caso a equipe mantivesse a decisão de mudar de categoria.
A quatro provas do fim da temporada da Indy, Da Matta é o virtual campeão, com 58 pontos de vantagem sobre Bruno Junqueira.
Essa será a segunda experiência de Da Matta no automobilismo europeu. Campeão brasileiro de F-Ford em 93 e de F-3 em 94, foi para a Inglaterra _ficou apenas em oitavo na F-3 em 95 e na F-3000 em 96. Em 97, já nos EUA, foi o estreante do ano da Indy Lights. Venceu a categoria em 98 e, em 99, foi para a Indy.
Além dele, o único brasileiro confirmado para a F-1 em 2003 é Rubens Barrichello, da Ferrari. Com Da Matta, o país mantém uma escrita que teve início na temporada de 1978, a de ter pelo menos dois pilotos na categoria.
Leia mais: no especial de F-1
Cristiano da Matta correrá pela Toyota na F-1 em 2003
FÁBIO SEIXASenviado especial da Folha a Monza
O Brasil terá pelo menos dois pilotos na próxima temporada da F-1. Embora só deva fazer o anúncio oficial em Suzuka, no próximo mês, a Toyota acertou a contratação do mineiro Cristiano da Matta, 28, atual líder da Indy.
O negócio foi fechado na semana passada e envolveu uma barganha com a equipe do piloto nos EUA. Em troca da liberação de Da Matta, a Newman-Haas receberá motores da montadora para disputar a IRL no ano que vem.
A Folha tentou contatar o piloto ontem, mas ele estava em trânsito após ter corrido a etapa inglesa da Indy, sábado. Da Alemanha, onde fica sua divisão de F-1, a Toyota negou o acerto. "Mas não excluo a possibilidade de que isso aconteça", afirmou Andrea Ficarelli, assessor de imprensa do time. "Pode ser que termine assim, mas me parece prematuro dizer que ele já tenha assinado um contrato."
Da Matta, que testou o carro da Toyota em maio, será companheiro do francês Olivier Panis, ex-BAR. Os atuais pilotos do time, Allan McNish e Mika Salo, foram dispensados no mês passado.
Antes de o acerto ser concretizado, Da Matta já havia avisado seus chefes de que não gostaria de correr na IRL e pediu para ser liberado caso a equipe mantivesse a decisão de mudar de categoria.
A quatro provas do fim da temporada da Indy, Da Matta é o virtual campeão, com 58 pontos de vantagem sobre Bruno Junqueira.
Essa será a segunda experiência de Da Matta no automobilismo europeu. Campeão brasileiro de F-Ford em 93 e de F-3 em 94, foi para a Inglaterra _ficou apenas em oitavo na F-3 em 95 e na F-3000 em 96. Em 97, já nos EUA, foi o estreante do ano da Indy Lights. Venceu a categoria em 98 e, em 99, foi para a Indy.
Além dele, o único brasileiro confirmado para a F-1 em 2003 é Rubens Barrichello, da Ferrari. Com Da Matta, o país mantém uma escrita que teve início na temporada de 1978, a de ter pelo menos dois pilotos na categoria.
Leia mais: no especial de F-1
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