Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2002 - 13h07

Meligeni faz 1 a 0 para Brasil contra o Canadá na Copa Davis

FERNANDO CAMINATI
enviado especial da Folha Online ao Rio

Apoiado pela torcida e contando com uma larga experiência de Copa Davis, Fernando Meligeni venceu nesta manhã o canadense Frank Dancevic, no Rio, e marcou o primeiro ponto do Brasil no confronto com o Canadá pela repescagem da Copa Davis-2002.

O veterano brasileiro bateu o teen adversário por 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 7/5, 2/6 e 7/5, e pôs a equipe brasileira na frente no duelo que vale a permanência no Grupo Mundial da Davis, que corresponde à divisão de elite da competição.

Ainda hoje, Gustavo Kuerten entra em quadra para o segundo jogo de simples, contra o experiente Daniel Nestor.

Apesar da experiência de mais de nove anos e 25 jogos jogos pelo Brasil em Davis, Meligeni teve alguma dificuldade para vencer o adversário de apenas 17 anos e número 466 do ranking de entradas da ATP.

Após abrir 2 sets a 0, com superioridade nos dois primeiros sets, Meligeni viu Dancevic reagir no terceiro e provocar a quarta parcial. Mas quando poderia ter tentado empatar o jogo, o canadense sentiu cãibras na perna esquerda e facilitou a vitória do brasileiro.

"Não senti muito a bola, não consegui bater forte. Mas a idéia era vencer o primeiro jogo e colocar o Brasil na frente e foi isso que fiz", disse o tenista, que admitiu ter sentido cansaço no terceiro set.

Meligeni disse ainda que o canadense fez um pouco de cera. "Dava para ver que ele estava com cãibras, mas em uns pontos sentia e noutros corria. Ele fez da cãibra uma coisa maior do que ela era, mas estava fazendo o papel dele."

Amanhã será realizado o jogo de duplas. No domingo, os jogos de simples são invertidos. O país que vencer três jogos leva a disputa.

O jogo
Num primeiro set morno, Meligeni quebrou o saque do rival duas vezes, no quinto e no sétimo games, e segurou a única oportunidade de quebra de Dancevic, no oitavo.

No set seguinte, o jogo esquentou um pouco e a torcida se levantou. Meligeni saiu na frente, com uma quebra no quinto game; no oitavo, sacou mal e sofreu sua primeira quebra na partida. O jogo foi definido no 11º game, quando Dancevic errou uma bola fácil e se irritou muito.

O ritmo do brasileiro caiu um pouco no terceiro set e o canadense se aproveitou. A torcida pressionou e vaiu o adolescente, mas Meligeni não correspondeu em quadra e sofreu duas quebras de serviço _no primeiro e no oitavo games.

No início do quarto set, Meligeni acordou. Quebrou o primeiro serviço do canadense na parcial e voltou a jogar bem. No quinto game, Dancevic começou a sentir as dores na perna e pediu atendimento.

Na volta, derrotou o saque do brasileiro no sexto game e empatou o jogo. Mas a partir daí voltou a sentir as cãimbras várias vezes no jogo e não deu muito mais trabalho ao brasileiro.

Amanhã, Meligeni descansa e no domingo está escalado para enfrentar Daniel Nestor, no último dia do confronto. Se o Brasil já tiver vencido três partidas e levado a disputa é bem capaz dele dar lugar a um dos reservas _André Sá ou Flávio Saretta.

Leia mais sobre a Copa Davis:

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página