Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2002 - 18h07

Dois surfistas brasileiros vencem na abertura do WCT da França

da Folha Online

Apenas dois dos sete brasileiros que caíram na água hoje venceram na rodada de abertura da oitava etapa do World Championship Tour, a primeira divisão do Circuito Mundial de surfe, disputada em Hossegor (França).

O pernambucano Paulo Moura e o catarinense Neco Padaratz _que teve a melhor onda do dia (9,6)_já estão garantidos na terceira rodada da competição, que está sendo disputada na praia de Estagnots, que hoje teve ondas pequenas de média de três pés (um metro de altura).

Fábio Gouveia, Victor Ribas, Rodrigo Dornelles, Marcelo Nunes e Guilherme Herdy terão que disputar a repescagem, amanhã, se as condições do mar permitirem, para ver se continuam na competição. Renan Rocha, Peterson Rosa e Teco Padaratz _os dois últimos estão na mesma bateria_ ainda não conseguiram estrear na etapa.

O hexacampeão mundial de surfe, o norte-americano Kelly Slater, que não disputou a etapa portuguesa _que aliás nem foi encerrada devido à falta de ondas em todos os dias do período de espera_ foi o melhor do dia. O surfista da Flórida conquistou a melhor média do dia (17 em 20 pontos possíveis) e derrotou o norte-americano Damien Hobgood e o australiano Darren O'Rafferty.

O atual líder do ranking mundial do WCT, o havaiano Andy Irons também teve uma boa performance e despachou seus rivais, passando à terceira rodada. O campeão mundial do ano passado, CJ Hobgood, dos EUA, e o campeão de 1999, Mark Occhilupo, da Austrália, são outros dois surfistas que terão de passar pela repescagem para seguir na competição.

Disputado em praia de fundo de areia, o WCT francês é de fundamental importância para os brasileiros no Tour 2002. Se a temporada terminasse hoje, apenas Peterson Rosa estaria garantido na divisão de elite em 2003.

O Quiksilver Pro France, que também tem a disputa da quinta etapa do WCT feminino, distribui US$ 250 mil em prêmios, 1.000 pontos no ranking da primeira divisão do Circuito Mundial e tem prazo para ser encerrado até o dia 8 de outubro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página