Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2002 - 16h15

Guga vence Safin e chega às semifinais no carpete de Lyon

da Folha Online

Depois de renascer com uma vitória sobre Marat Safin no Aberto dos EUA, no final de agosto, Gustavo Kuerten bateu hoje outra vez o rival russo e se classificou para as semifinais do Torneio de Lyon, disputado em quadras de carpete na França.

O tenista brasileiro venceu o número três da Corrida dos Campeões e primeiro cabeça-de-chave do torneio por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 7/6(7/3). Confira lances do jogo.

Foi a nona vitória consecutiva de Guga, que está invicto em três pisos diferentes na ATP Tour: em quadra sintética (Costa do Sauípe), no saibro (Copa Davis no Rio contra o Canadá) e no carpete (Lyon).

Amanhã, quando disputa pela segunda vez no ano a classificação para uma final, Guga enfrentará um tenista francês, o vencedor do duelo entre Sébastien Grosjean e Arnaud Clément, que jogam mais tarde.

No último dia 30 de agosto, Guga conquistou sua maior vitória do ano até então e fez a primeira grande partida após a artroscopia sofrida no quadril direito, derrotando Safin por 3 sets a 0 na segunda rodada do Grand Slam norte-americano. Após ter entrado na competição com um dos piores rankings de sua carreira (46º no ranking de entradas), Guga venceu o então vice-líder dos rankings mundiais e voltou a bater um top ten da ATP depois de mais de um ano.

Hoje, bateu o russo pela quarta vez em sete confrontos diretos entre eles, a quarta consecutiva.

É a terceira vez que Guga chega a uma semifinal em torneios disputados em quadra de carpete, um dos pisos mais rápidos do tênis. Em 2000, ele perdeu para o australiano Mark Philippoussis na semifinal do Masters Series de Paris, em outubro, e foi campeão da Masters Cup de Lisboa, em novembro.

O jogo
A exemplo de ontem, na partida de Guga contra Marc Rosset, o jogo se concentrou nos serviços. Houve apenas três oportunidades de quebra nos três sets e mais de 15 aces para cada lado.

Guga venceu o primeiro set quebrando o saque de Safin no 12º game, no primeiro break-point da partida. Até então, os dois tenistas faziam muitos aces e praticamente não deixavam o outro jogar em seus games de serviço.

No segundo set, Safin pressionou todos os saques do brasileiro. Embora estivesse mais nervoso do que Guga, o russo obteve sua quebra no quinto game e venceu por 6/4.

O terceiro set foi muito disputado. Safin arremessou várias vezes a raquete no chão e reclamava muito a cada erro que cometia. A numerosa torcida brasileira e os franceses que simpatizam mais com Guga (tricampeão de Roland Garros) festejavam cada reclamação do russo, o irritando ainda mais.

Mesmo assim, o jogo seguiu sem quebras e teve de ser decidido no tie-break. Tendo conquistado um mini-break no começo do game de desempate, Guga vence sem perder pontos em seu serviço e com uma dupla-falta de Safin.

Foi a sexta vitória do catarinense em nove tie-breaks disputados nos últimos torneios. Na temporada ele acumula 13 vitórias em 23 tie-breaks.

Semifinal
Depois de quebrar o jejum de 13 meses sem títulos no mês passado, no Torneio da Costa do Sauípe, na Bahia, Guga disputa amanhã sua segunda semifinal desde que se recuperou da contusão no quadril.

Contra Grosjean, terceiro cabeça-de-chave do torneio, Guga venceu 2 de 5 jogos disputados. Clément perdeu a única partida que fez contra o brasileiro. O jogo ainda não tem horário definido, mas a Folha Online fará o acompanhamento em tempo real.

Leia mais sobre o Torneio de Lyon:
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página