Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2002 - 13h32

Guga vence francês e disputa primeira final em quadra de carpete

da Folha Online

Contando com uma torcida menor, mas muito mais barulhenta do que a que apoiava o local Arnaud Clément, Gustavo Kuerten venceu nesta tarde a semifinal do Torneio de Lyon, na França, e amanhã disputa pela primeira vez em sua carreira uma final em quadra de carpete.

O brasileiro venceu a partida por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (1/7) e 6/2. Confira alguns dos melhores lances do jogo.

Com isso, Guga amplia sua invencibilidade para dez jogos _não perde desde o dia 3 de setembro, quando foi eliminado do Aberto dos EUA nas oitavas-de-final pelo holandês Sjeng Schalken.

Na decisão do título, o catarinense enfrentará outro tenista que vive uma série invicta: o francês Paul-Henri Mathieu, que derrotou nesta manhã o dinamarquês Kristian Pless. Campeão do Torneio de Moscou no último domingo, Mathieu está sem perder há 12 jogos.

Com a vitória, Guga terá a chance de disputar seu primeiro título sobre o carpete. Até hoje, sua melhor campanha nesta superfície (uma das mais rápidas do tênis) tinha sido no Masters Series de Paris de 2000, quando perdeu para o australiano Mark Philippoussis na semifinal.

Seria a segunda conquista do brasileiro no ano, já que ele foi campeão no Torneio da Costa do Sauípe, na Bahia, em setembro último.

A boa campanha é mais uma prova de que Guga já está plenamente recuperado da artroscopia sofrida no quadril direito em fevereiro deste ano. Depois de se submeter à operação, o catarinense ficou quase três meses afastado do circuito e quando voltou acumulou derrotas e demorou para voltar a jogar bem.

O jogo
Assim como nos três jogos anteriores de Lyon, Guga contou com bons saques nesta semifinal para vencer o "baixinho" francês (1,73 m de altura), que enfrentou um pouco mais de dificuldade em seus games de serviço.

No primeiro set, Guga quebrou o serviço do francês no terceiro game da disputa e comandou a partida, fechando sem maiores problemas em dez games.

O segundo set parecia começar como o primeiro, quando Guga venceu outro break-point logo no primeiro saque de Clément, mas mudou drasticamente após o francês devolver a quebra três games depois. A partir daí, o brasileiro passou a se irritar mais e viu a torcida francesa crescer com a reação de seu tenista.

Com muito equilíbrio e disputas ponto-a-ponto, o set foi para o tie-break. Num momento melhor psicologicamente, Clément vence o desempate com três pontos no saque do brasileiro.

Guga voltou a jogar melhor no início do terceiro set e outra vez no primeiro serviço do francês na parcial quebrou o saque e abriu vantagem no jogo. Variando os saques e alternando seu estilo de jogo, o brasileiro resistiu à pressão de Clément e fechou a partida no terceiro match-point que teve.

Amanhã, Guga enfrenta Paul-Henri Mathieu pela primeira vez. O francês só conseguiu retrospecto positivo na carreira com a vitória de hoje e tem 20 vitórias e 19 derrotas na ATP Tour em três anos como profissional.

Neste domingo, a Folha Online faz o acompanhamento game-a-game em tempo real da partida, que ainda não tem horário confirmado.

Leia mais sobre o Torneio de Lyon:
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página