Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2002 - 16h25

Francês impede domínio de cabeças-de-chave nas semis em Madri

da Folha Online

O francês Fabrice Santoro derrotou o suíço Roger Federer nesta tarde e impediu um domínio total dos cabeças-de-chave nas semifinais do Masters Series de Madri.

Vindo do qualifying, Santoro derrotou o cabeça 12 da competição por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, e vai enfrentar o tcheco Jiri Novak, cabeça 11, na decisão de uma vaga na final do torneio.

A outra semifinal será disputada pelo segundo mais alto pré-classificado e mais bem ranqueado tenista que sobrou no torneio, o multicampeão norte-americano Andre Agassi, e o francês Sébastien Grosjean, cabeça sete.

Com isso, os cabeças-de-chave conseguem manter uma hegemonia na penúltima etapa da série que só perde em importância no circuito da ATP para os Grand Slams que esteve ameaçada no início da competição. Dos 16 pré-classificados, apenas seis chegaram às oitavas-de-final _fase em que teoricamente deveriam começar a se encontrar para decidir o torneio.

O fenômeno das quedas precoces dos cabeças é muito comum em Masters Series, que por serem torneios que distribuem muitos pontos e têm premiação milionária sempre reúnem a maior parte dos tenistas que ocupam o top 50 dos rankings da ATP. Como hoje em dia o equilíbrio no tênis é muito grande, as 'surpresas' são frequentes.

No entanto apenas uma vez um jogador que não começou a competição como cabeça-de-chave venceu um Masters Series nesta temporada: o argentino Guillermo Cañas, que derrotou Roddick (então cabeça 12) na final de Toronto.

Número 46 da Corrida dos Campeões e 50º no ranking de entradas, Santoro teve de disputar o qualifying e vencer duas partidas para entrar na chave principal de Madri.

Leia mais: no especial de Tênis
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página