Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2002 - 13h00

Promotoria pede prisão de Boris Becker por sonegação de impostos

da Folha Online

Promotores alemães pediram hoje sentença de três anos e meio de prisão para o ex-tenista Boris Becker que admitiu em julgamento ter cometido um erro que resultou em sonegação de impostos ao fisco alemão.

"Admito que cometi um erro dez anos atrás e sei que terei que pagar as consequências disso", disse o alemão, logo no início de seu julgamento.

O promotor estadual Matthias Musial disse no primeiro dia do julgamento que o tricampeão de Wimbledon entregou declarações de renda falsas e deve ser condenado por sonegar impostos entre 1991 e 1993.

A juíza Huberta Knoeringer afirmou que a corte vai chegar a uma veredicto quando voltar a se reunir, amanhã.

"Após sete anos negando, ele admitiu seu crime no início do julgamento e pagou os impostos atrasados", disse Musial. "Essa foi uma confissão de última hora."

Segundo Musial, o fato de Becker ter admitido a culpa e pago o que devia pode atenuar sua pena, que inicialmente seria de cinco anos de prisão.

Os advogados do ex-tenista disseram que seu cliente pagou mais de três milhões de euros na semana passada e os promotores confirmaram que receberam o dinheiro.

Promotores do Estado da Baviera disseram que Becker, que se aposentou há três anos, tinha afirmado que vivia em Mônaco, um paraíso fiscal, entre 1991 e 1993, quando na verdade morava na Alemanha a maior parte do tempo.

Após anos de investigação, Becker foi acusado de ter sonegado 10,4 milhões de marcos (cerca de US$ 5 milhões) em impostos.

Durante os 15 anos de carreira, Becker recebeu 25 milhões de dólares só em prêmios.

Como profissional, desde 1984, Becker conquistou 49 títulos de simples e 15 de duplas na ATP, além de ter sido o número um do mundo por 12 semanas. No total, amealhou mais de US$ 25 milhões em toda sua carreira.

Leia mais sobre tênis:
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página