Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2002 - 10h20

Boris Becker é condenado por sonegação, mas escapa de cadeia

da Folha Online

O ex-tenista Boris Becker foi considerado culpado por sonegação de impostos entre 1991 e 93, mas foi poupado da cadeia pela Justiça alemã, recebendo suspensão condicional de sua pena de dois anos e tendo de pagar uma multa.

Becker, 34, cujos feitos nas quadras de tênis fizeram dele uma das maiores celebridades do pós-guerra da Alemanha, tentou abrandar sua pena pagando o que devia na semana passada e confessando sua culpa ontem.

Além da liberdade condicional, a corte de Munique o multou em 300 mil euros (US$ 293 mil) e ordenou que ele entregue outros 200 mil euros à caridade e pague os custos do caso, estimados em mais de 100 mil euros.

"Estou contente e satisfeito por isso ter finalmente acabado", disse Becker através de um comunicado. "Sou um homem livre e isso é o mais importante. Agora, uma fase muito difícil da minha vida, cheia de problemas, acabou."

Promotores do Estado da Baviera queriam que Becker fosse preso por três anos e meio por ter sonegado impostos e mentido sobre onde vivia.

Ele afirmou que morava no paraíso fiscal de Mônaco quando na verdade permaneceu em Munique entre 1991 e 1993.

Becker recebeu mais de US$ 25 milhões em prêmios durante os 16 anos de sua carreira.

A pena recebida na quinta-feira é o mais recente infortúnio na vida do ex-tenista, que venceu seis Grand Slams, desde que ele se aposentou em 1999. Ele já teve um divórcio que lhe custou muito dinheiro, admitiu que teve um filho com uma modelo russa e perdeu muito dinheiro em empreendimentos que não deram certo.

"A confissão em julgamento serviu para abrandar a pena", disse a juíza Huberta Knoeringer.

Todo vestido de marrom, Becker mostrou-se tenso quando o veredicto foi lido, mas riu quando Knoeringer o alertou sobre os termos da condicional e disse que esperava não vê-lo mais envolvido em sonegações. Depois de conversar com a juíza por alguns minutos, desapareceu por uma porta dos fundos.

Becker tornou-se um ícone alemão quando venceu Wimbledon pela primeira vez em 1985, aos 17 anos. Ele ainda venceria o tradicional torneio de grama de Londres outras duas vezes e assumiria a liderança do ranking mundial pela primeira vez em 1991. Becker conquistou 49 títulos de simples e 15 de duplas na ATP.

com agências internacionais

Leia mais sobre tênis:
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página