Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2002 - 17h30

Tenistas sul-americanos surpreendem e fazem final na Suíça

da Folha Online

O chileno Fernando González e o argentino David Nalbandián surpreenderam os favoritos Juan Carlos Ferrero e Roger Federer, respectivamente, e se classificaram hoje para fazer na final do Torneio da Basiléia, na Suíça, uma disputa das novas forças do continente.

González venceu sua semifinal com o cabeça-de-chave número dois, o espanhol Ferrero, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/1. Nalbandián bateu o local Federer (cabeça três) pelo mesmo placar, só que com parciais de 6/7(2/7), 7/5 e 6/3.

Será a terceira final do chileno, atual 17º colocado no ranking da Corrida dos Campeões, no ano e na carreira (em torneios da série ATP Tour). No quarto ano como profissional, González, 22, já levantou dois títulos _Viña del Mar (CHI) e Palermo (ITA)_ e já é o número um de seu país nos dois rankings da ATP.

Nalbandián, 20 _que teve uma carreira juvenil muito boa, com títulos em dois Grand Slams da categoria: Aberto dos EUA-1998 e Roland Garros-1999_ venceu neste ano seu primeiro título da ATP Tour _Torneio do Estoril (POR)_ e já é o vice-líder da Argentina nos rankings _16º na Corrida e 18º nas entradas.

Em 2002, Nalbandián também foi o primeiro sul-americano finalista em Wimbledon desde 1959. Em sua primeira disputa na grama do mais tradicional torneio do mundo, o tenista de Córdoba tornou-se o primeiro argentino a disputar o título em Londres e o primeiro a estrear e chegar na final no mesmo ano em toda a era aberta do esporte (desde 1968).

Será a terceira partida entre eles em torneios da ATP Tour, sendo que o argentino leva vantagem de ter ganho os dois jogos anteriores, ambos no saibro e por 2 sets a 1.

As derrotas adiaram as classificações de Ferrero e Federer para a Masters Cup de Xangai. Com isso, os dois têm boas condições de terminar entre os oito que disputam o torneio de encerramento da temporada, mas terão de conquistar os pontos que faltam no Masters Series de Paris, que começa nesta segunda, e colocará sete tenistas na disputa de cinco vagas.

Leia mais sobre tênis:
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página