Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2002 - 08h42

Cristiano da Matta assina o contrato com a equipe Toyota de F-1

da Folha Online

O brasileiro Cristiano da Matta, 29, assinou hoje contrato com a equipe Toyota de F-1. O caso já estava definido e foi apenas consolidado nesta manhã, na Alemanha. O piloto correrá pela escuderia nos próximos dois anos e neste período terá como companheiro de time o francês Olivier Panis, que disputou a temporada 2002 pela BAR.

Com a confirmação de hoje, o Brasil terá, no mínimo, três representantes em 2003. Além de Da Matta, o país contará com Rubens Barrichello, na Ferrari, e Antonio Pizzonia, que na última sexta-feira acertou com a Jaguar. Felipe Massa, que perdeu a posição de titular na Sauber, e Enrique Bernoldi, que ficou sem carro devido aos problemas financeiros da Arrows, ainda têm o futuro indefinido na F-1.

Da Matta despertou a atenção da Toyota ao conquistar o título da Indy deste ano. A competição ainda não acabou _resta a última etapa, no dia 17, na Cidade do México_, mas o brasileiro já assegurou o título por antecipação. Venceu sete das 18 corridas e tem 221 pontos _73 a mais que o compatriota Bruno Junqueira, atual segundo colocado.

Além da temporada de sucesso, outro fator que pesou para a escolha do brasileiro foi o fato de este pilotar com motores Toyota nos EUA desde sua estréia na Indy, em 1999.

"Estou muito satisfeito por Cristiano da Matta ter se juntado à Toyota. Ele tem pilotado carros com nossos motores desde o início da sua carreira na CART [Indy] e tem mostrado extrema dedicação e esforços nos desenvolvimentos que fizemos conjuntamente com a Newman/Haas Racing para a conquista do campeonato desse ano", disse o homem-forte da escuderia, Tsutomu Tomita.

"Sua parceria de longo tempo com a Toyota e seu talento natural serão importantíssimos nesse momento que nosso programa de F-1 entra em uma nova etapa de desenvolvimento, ainda mais desafiante e emocionante", completou o dirigente.

Da Matta também não escondeu a satisfação por passar a competir na F-1. "Estou pronto para mais esse desafio. É muito bom poder fazer parte da equipe Toyota e, mais importante, poder desenvolver ainda mais minha parceria de sucesso com a Toyota agora na F-1-, afirmou o piloto, que fez testes na escuderia em maio deste ano.

Confira o especial sobre F-1
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página