Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2002 - 07h38

Flu quer se confirmar como melhor time do Brasileiro desde 2000

SÉRGIO RANGEL
da Folha de S.Paulo no Rio

Diante do Maracanã lotado, o Fluminense vai enfrentar o Corinthians, hoje à tarde, tentando confirmar que é o melhor time em Brasileiros desde que voltou à elite do futebol, em 2000.

O clube carioca é o time que mais somou pontos na principal competição do país a partir da Copa João Havelange.

Desde 2000, quando foi beneficiado pela última virada de mesa, o Fluminense já somou 140 pontos em Brasileiros.

"Nosso trabalho está sendo provado no campo. O Fluminense voltou a mostrar a sua força", disse o presidente David Fischel, tido como um dos responsáveis pelo recente sucesso da equipe.

O time, que amargou o rebaixamento para a terceira divisão em 1998, só pode ser ultrapassado pelo Grêmio, que enfrenta o Santos hoje. No ranking traçado a partir de 2000, o time gaúcho está em terceiro lugar, com 136 pontos, ao lado do já eliminado Atlético-PR.

O melhor paulista nos últimos três anos foi o São Paulo, que está em segundo lugar. O time do Morumbi acumulou 138 pontos nas três últimas edições do Brasileiro.

Os pontos do São Caetano não foram computados porque em 2000 começou disputando a Copa JH no Módulo Amarelo.

Desde a sua volta à elite, o Fluminense se classificou todas as vezes para os mata-matas.

Em 2000, foi eliminado pelo São Caetano nas oitavas-de-final. No ano seguinte, caiu na semifinal ao ser derrotado pelo Atlético-PR.

Empolgados com a boa fase do time, os torcedores do Fluminense vão lotar o Maracanã. A diretoria do clube colocou 75 mil ingressos à venda, e quase todos se esgotaram antes do final da tarde de anteontem. Por causa da grande procura, os dirigentes do clube estudam a possibilidade de vender hoje uma carga extra de mais 5.000 ingressos de geral.

Apesar das boas campanhas do time e da euforia dos torcedores, o Fluminense não conseguiu ter o mesmo sucesso nas finanças.

Atualmente, o clube deve três meses de salários aos jogadores e sete referentes aos direitos de imagem dos atletas.

O vice-presidente de futebol, Marcelo Penha, já disse que o clube vai fechar o ano em prejuízo, mesmo que vença o Nacional.

"Quase todas as nossas receitas [direitos de TV, patrocínios] caíram, e não conseguimos reduzir a folha salarial, já que muitos contratos foram firmados antes", declarou o dirigente.

Para a partida de hoje, o técnico Renato Gaúcho faz mistério em relação ao time. O meia Beto, que terá que cumprir suspensão automática, não jogará. O zagueiro Andrei, machucado, também está fora do jogo contra os paulistas.

Apesar do suspense feito pelo treinador, o Fluminense vai ser escalado com uma equipe ofensiva. "Nosso time não sabe jogar recuado. Por isso, temos que atacar", disse o zagueiro César.

O atacante Romário, que não treinou anteontem, está confirmado na equipe das Laranjeiras.

Leia mais: Campeonato Brasileiro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página