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02/12/2002 - 09h44

FIA barra a Arrows, e F-1 tem o menor Mundial em 32 anos

FÁBIO SEIXAS
da Folha de S.Paulo

A F-1 terá em 2003 seu menor campeonato em 32 anos. Hoje, a FIA (entidade máxima do automobilismo) divulgou a relação de escuderias inscritas para a próxima temporada, sem a Arrows.

Assim, serão apenas dez times no Mundial: Ferrari, McLaren, Williams, Renault, Sauber, Jordan, Jaguar, BAR, Minardi e Toyota. É a pior marca desde 1971 naquele ano, a categoria também teve dez equipes inscritas.

"A Arrows enviou seu pedido de inscrição, que foi recusado por motivos já comunicados a seus dirigentes", afirma a nota da FIA.

A decisão da entidade é um tiro de misericórdia na equipe, atolada em disputas judiciais e com dívida calculada em US$ 12 milhões. Em crise, o time não disputou 6 das últimas 7 corridas deste ano.

Sem permissão para correr na F-1, a Arrows deve pedir falência. Seria o segundo time a quebrar em menos de um ano. Prenúncio dos problemas financeiros que hoje atingem as estruturas nanicas da categoria, a Prost sucumbiu em janeiro, sem patrocínios.

Apesar de a agonia da equipe ser conhecida, a rejeição da FIA surpreendeu. Há duas semanas, a imprensa alemã chegou a noticiar que um xeque árabe havia comprado 60% do time. Pelo visto, não passou de mais um boato.

Hoje, ninguém da Arrows comentou o assunto. Seu site na internet (www.arrowsf1.com), inclusive, estava fora do ar. A Folha de S.Paulo tentou falar com Enrique Bernoldi, contratado pelo time desde 2001, mas não obteve resposta.

Na F-1 desde 1978, a Arrows disputou 382 GPs em sua história.
Seus melhores momentos foram no GP dos EUA-Oeste, em 1981, quando cravou a pole, com Riccardo Patrese, e no GP da Hungria de 1997, quando quase venceu a prova, com Damon Hill.

Depois da Fittipaldi e ao lado de Jordan e Lotus, é o time que mais acolheu brasileiros. Foram quatro: Bernoldi, Pedro Paulo Diniz, Chico Serra e Christian Fittipaldi.

Mesmo que alguém compre a estrutura da Arrows, dificilmente a situação será revertida. Com a divulgação da lista final da FIA, qualquer time que quiser entrar no clube terá que pagar uma caução de US$ 48 milhões à entidade.

A situação contrasta com o passado recente da categoria. Há dez anos, em 1992, 17 equipes correram a F-1. Em 1989, um recorde: 20 equipes se inscreveram, e 47 pilotos tentaram participar de GPs.

Confira a numeração dos pilotos para 2003:

1. Michael Schumacher (Alemanha) - Ferrari
2. Rubens Barrichello (BRA) - Ferrari
3. Juan Pablo Montoya (COL) - Williams
4. Ralf Schumacher (ALE) - Williams
5. David Coulthard (ESC) - McLaren
6. Kimi Raikkonen (FIN) - McLaren
7. Jarno Trulli (ITA) - Renault
8. Fernando Alonso (ESP) - Renault
9. Nick Heidfeld (ALE) - Sauber
10. Heinz-Harald Frentzen (ALE) - Sauber
11. Giancarlo Fisichella (ITA) - Jordan
12. A ser anunciado - Jordan
14. Mark Webber (AUS) - Jaguar
15. Antonio Pizzonia (BRA) - Jaguar
16. Jacques Villeneuve (CAN) - BAR
17. Jenson Button (ING) - BAR
18. A ser anunciado - Minardi
19. A ser anunciado - Minardi
20. Olivier Panis (FRA) - Toyota
21. Cristiano Da Matta (BRA) - Toyota

com agências internacionais

Confira o especial sobre F-1
 

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