Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2002 - 09h50

Brasiliense, 2, e Paysandu, 88, entram na lista da Folha

da Folha de S.Paulo

Brasiliense, com dois anos de existência, e Paysandu, aos 88, são os novos integrantes da lista nacional do Ranking Folha.

Os dois clubes conseguiram o "passaporte" ao somarem pontos em competições nacionais.

Presidido pelo ex-senador Luiz Estevão, o Brasiliense é o primeiro clube da capital federal a figurar no ranking -ocupa a 30ª posição.

Para isso, eliminou grandes como Atlético-MG e Fluminense para chegar à final da Copa do Brasil, quando foi derrotado pelo Corinthians. No segundo semestre, o clube continuou sua ascensão, ao subir para a Série B do Brasileiro.

Depois que o ranking foi criado, em 1996, nenhum time com uma idade tão baixa entrou na lista nacional.

O Brasiliense poderia ter uma pontuação ainda maior se não tivesse sido prejudicado pela arbitragem no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil.

Enquanto o time da capital demorou pouco mais de dois anos para entrar em um clube com apenas 30 sócios, o Paysandu tardou quase um século, mas, em compensação, já ocupa uma posição de destaque.

Com o título da Copa dos Campeões, o time paraense entrou no ranking e carregou para ele uma larga coleção de taças estaduais e regionais. Assim, é o 18º, superando times como Goiás e Lusa.

Dessa forma, passa a figurar entre os times mais gloriosos do país uma das torcidas mais fanáticas do Brasil. No último Nacional, de volta à primeira divisão, o Paysandu teve o melhor público da fase inicial, ficando à frente de potências como Flamengo e Corinthians.

Se o novo calendário da CBF foi cumprido por várias temporadas, a chance de clubes modestos entrarem para o Ranking Folha vai diminuir. Isso pelo fato de o Brasileiro com mais de oito meses de duração decretar o fim de competições como a Copa dos Campeões.

Em compensação, os grandes terão mais uma alternativa para aumentar a pontuação. Em 2003, será disputada uma nova competição continental, a Copa Pan-Americana, que irá substituir a Mercosul.

Leia mais: Campeonato Brasileiro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página