Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2002 - 17h46

Queniano Robert Cheruiyot vence a Corrida de São Silvestre

EDUARDO VIEIRA
da Folha Online

Companheiro de treinos de Paul Tergat, o fundista queniano Robert Cheruiyot venceu nesta terça-feira a Corrida de São Silvestre, mais tradicional prova de rua da América Latina. Foi a oitava vitória do Quênia nas últimas 11 edições, cinco delas com Tergat.

Cheruiyot disputou pelo segunda vez a prova. No ano passado, além de não conhecer o percurso, sentiu uma indisposição estomacal. Em 2002, ele fez uma preparação especial para a prova: treinou com Tergat -pentacampeão da competição- no Quênia, em condições de temperatura próximas as do Brasil.

O brasiliense Marílson dos Santos, que ditou o ritmo durante boa parte da prova, terminou na segunda posição. Foi seu melhor resultado na São Silvestre. Em 1999 e 2001, cruzou em quarto. O queniano Paul Kirui cruzou em terceiro, e o etíope Sihen Sileshi, em quarto.

Maior surpresa da corrida, Alan Wendel da Silva ficou com o quinto lugar.

No início, Wendel Cruz e Lindomar de Oliveira lideram o pelotão de elite até o quarto quilômetro. No final da avenida São João, os dois foram ultrapassados por Leonardo Vieira Guedes, que manteve a primeira posição até a metade do Elevado Costa e Silva.

Na metade final da prova, Marílson dos Santos, Lazarus Nyakeraba (QUE), Paul Kirui, Robert Cheruiyot e Sihen Sileshi passaram a ditar o ritmo da corrida e se distanciaram dos demais concorrentes.

O corredor de Brasília manteve um ritmo forte e chegou na subida da avenida Brigadeiro Luiz Antônio, trecho mais difícil da prova, lado a lado com Paul Kirui, Robert Cheruiyot e Sihen Sileshi.

Na subida da Brigadeiro, Cheruiyot apertou o passo e abriu uma pequena vantagem sobre os demais corredores, deixando seu compatriota Paul Kirui em segundo. Marílson caiu para terceiro, ficando cerca 30 metros atrás.

O corredor brasiliense ainda conseguiu superar Kirui no trecho final da Brigadeiro, mas não teve forças para alcançar Cheruiyot, que entrou nos últimos metros com boa vantagem para vencer a tradicional corrida paulistana com o tempo de 44min59s.

Classificação:
1. Robert Cheruiyot (Quênia) - 44min59
2. Marilson Gomes dos Santos - 45min06
3. Paul Kiprop Kirui (Quênia) - 45min14
4. Silesh Sihen (Etiópia) - 45min36
5. Alan Wendel Bonfim da Silva - 45min37
6. Vanderlei Cordeiro de Lima- 45min54
7. Lazarus Nyakeraka (Quênia) - 46min09
8. Paulo Alves dos Santos - 46min25
9. Everton Luduvice de Morais- 46min31
10. José Teles de Souza - 46min35

Leia mais: no especial da São Silvestre
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade