Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2003 - 10h10

Brasil monopoliza pódio da prova feminina da SS pelo 2º ano

EDUARDO VIEIRA
da Folha Online

A vitória de Marizete Rezende e o desempenho das atletas brasileiras na prova feminina da Corrida de São Silvestre, realizada nesta terça-feira nas ruas de São Paulo, comprova uma tendência iniciada no ano passado.

Assim como em 2001, o pódio da mais tradicional corrida de rua da América Latina teve quatro atletas do Brasil e apenas uma estrangeira.

Além de Marizete, Adriana de Souza foi a segunda colocada, Maria Zeferina Baldaia chegou em terceiro e Ednalva da Silva ficou com a quinta colocação. Bertha Rivera, da Colômbia, conseguiu o quarto lugar.

Na edição anterior, o pódio teve a ex-bóia-fria Maria Zeferina no lugar mais alto, seguida pela favorita queniana Margaret Okayo. Depois, chegaram mais três brasileira: Márcia Narloch (terceiro lugar), Adriana de Souza (quarto) e Selma dos Reis (quinto).

"A cada ano, o Brasil vem melhorando o desempenho. Fomos para o pódio com quatro atletas de novo, e o mais importante é que houve alternância da vencedora. Isso prova que todas nós estamos num nível muito bom", disse Adriana de Souza.

Tradicionalmente, no entanto, a prova é dominada por estrangeiras.

Historicamente, o Brasil tem papel de coadjuvante. Em 27 edições com a participação de mulheres (desde 1975), somente quatro brasileiras cruzaram a linha em primeiro lugar _já contabilizada a vitória de Marizete.

A primeira vez aconteceu em 1995, com Carmem de Oliveira. No ano seguinte, foi a vez de Rosely Machado. E, no ano passado, a campeã foi Maria Zeferina.

Neste ano, as brasileiras tiveram a favor o fato de nenhuma corredora estrangeira de grande nome ter confirmado presença na prova.

Entre as principais favoritas estavam somente Bertha Rivera e a queniana Gladys Asiba (sexta colocada).

Leia mais: no especial da São Silvestre
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página