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15/01/2003 - 19h28

FIA anuncia mudanças radicais para a F-1 em 2003

da Folha Online

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) resolveu intervir diretamente para obrigar as equipes da F-1 a conter gastos e tentar equilibrar as diferenças entre as escuderias mais poderosas e os times menores na temporada 2003.

Em uma reunião em Heathrow, nos arredores de Londres, com representantes das dez equipes que participarão do Mundial deste ano, o presidente da entidade, Max Mosley, anunciou alterações radicais já para a primeira prova, no dia 9 de março, na Austrália.

Entre as principais mudanças estão a proibição da comunicação entre pilotos e equipes via rádio e a imposição do limite de dois carros por escuderia _eliminando o carro reserva.

Também não será mais permitido o uso da telemetria bidirecional _regulagem de carros à distância.

As medidas têm como intenção deixar a categoria mais competitiva e evitar a crise financeira das equipes.

Em 2002, a Ferrari dominou amplamente o Mundial, vencendo 15 das 17 corridas, o que também diminuiu o interesse do público e das TVs pela competição.

Duas escuderias foram à falências nos últimos 12 meses, a Prost e a Arrows, que hoje foi liquidada judicialmente.

"Mesmo com o desaparecimento de duas equipes, nada foi feito para economizar dinheiro", afirmou uma nota oficial da FIA.

No final do ano passado, a entidade já havia anunciado algumas mudanças de regra para tentar equilibrar a disputa, como a mudança do sistema de pontuação e a proibição dos testes voluntários.

Mudanças aprovadas

  • proibição do uso da telemetria bidirecional, que permite aos engenheiros regular o carro na pista de dentro dos boxes
  • proibição de qualquer tipo de comunicação via rádio
  • proibição do uso de carro reserva
  • os times não poderão trabalhar nos carros entre o final do treino classificatório e a corrida
  • fim do controle de tração, dispositivo que impede que as rodas girem em falso nas largadas ou retomadas de curvas
  • proibição do uso de câmbios totalmente automáticos

    O que pode mudar em 2004

  • uso de um sistema de freios e de asas traseiras comuns a todas as equipes
  • garantir que fábricas envolvidas com a F-1 forneçam motores para todas as equipes

    Com agências internacionais

    Confira o especial sobre F-1
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