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21/01/2003 - 08h35

"Comercial" corintiano na TV custou R$ 409 milhões

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

O Corinthians foi o campeão brasileiro da televisão no ano passado.

Levantamento da empresa de pesquisas esportivas Informídia, obtido com exclusividade pela Folha, mostra que o vice-campeão nacional monopolizou 9,3% das exibições dedicadas pela TV a todos os 26 clubes durante o Campeonato Brasileiro de 2002.

Ao todo, o Corinthians, que jogou 31 vezes no Brasileiro, teve 117 exibições, incluindo partidas ao vivo, VTs (reprises na íntegra) e compactos na Globo, Record, Sportv e no sistema "pay-per-view" da Net e Sky. Só na Globo, foram 19 jogos ao vivo.

Se fosse pagar pelos 672.983 segundos que ocupou, o Corinthians teria que desembolsar R$ 409 milhões, pelo preço de tabela das emissoras por comerciais de 30 segundos. Esse valor equivale a 15% do total que seria pago pelos clubes caso o espaço ocupado por eles fosse cobrado.

Embora fictício, esse dado serve para dimensionar o potencial comercial da camisa do clube, pois mostra a penetração territorial do time. O Corinthians teve maior número de jogos exibidos em praças mais importantes e pela principal rede do que os demais competidores.

O Santos, campeão brasileiro em campo, ficou em segundo no ranking, com 97 exibições, em 549.801 segundos, que custariam R$ 286,6 milhões. Pelo critério do número de aparições, o Fluminense ocupa o terceiro lugar, com 82 exibições (473.825 segundos).

O Grêmio vem na quarta posição, com 81 transmissões (484.446 segundos). O quinto lugar é do São Paulo (80 exibições, 451.190 segundos).

Clube com maior torcida no país, segundo o Datafolha, o Flamengo foi apenas o sexto em exposição (67 exibições, 395.250 segundos). Pelo critério do custo de tabela do tempo ocupado na TV, o Flamengo foi quinto.

Em 2002, a Globo exibiu até cinco jogos simultaneamente em diferentes praças. Assim, clubes pouco vistos pelos paulistas aparecem bem posicionados no ranking pelo critério de exibição na emissora.

O Grêmio e o Internacional estão logo atrás do Corinthians (19 partidas), respectivamente com 17 e 16 jogos cada um, a maioria restritos à região Sul. O rebaixado Palmeiras foi o quarto na preferência da Globo (14).

O total de transmissões de cada clube depende diretamente do desempenho da agremiação. O Santos teve 57 exibições dos seus 25 jogos na primeira fase. Já as seis partidas finais renderam 40 aparições na TV. A Globo transmitiu 11 jogos do Santos, dos quais cinco na fase de mata-matas.

O Corinthians também lidera as exibições (77) na primeira fase. É seguido por São Paulo (69), Flamengo (67), Palmeiras (66) e Fluminense e Grêmio (59 cada um).

A liderança do Corinthians em todos os rankings se explica pelo ibope do clube. Tirando a Copa do Mundo, o time do Parque São Jorge aparece em cinco das dez maiores audiências da Globo de janeiro a outubro do ano passado.

E os outros cinco jogos foram amistosos da seleção. De acordo com a Informídia, a Pepsi, patrocinadora do Corinthians, só não apareceu na TV (incluindo reportagens) em quatro dias durante os primeiros nove meses de 2002.
 

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