Publicidade
Publicidade
21/01/2003
-
08h35
colunista da Folha
O Corinthians foi o campeão brasileiro da televisão no ano passado.
Levantamento da empresa de pesquisas esportivas Informídia, obtido com exclusividade pela Folha, mostra que o vice-campeão nacional monopolizou 9,3% das exibições dedicadas pela TV a todos os 26 clubes durante o Campeonato Brasileiro de 2002.
Ao todo, o Corinthians, que jogou 31 vezes no Brasileiro, teve 117 exibições, incluindo partidas ao vivo, VTs (reprises na íntegra) e compactos na Globo, Record, Sportv e no sistema "pay-per-view" da Net e Sky. Só na Globo, foram 19 jogos ao vivo.
Se fosse pagar pelos 672.983 segundos que ocupou, o Corinthians teria que desembolsar R$ 409 milhões, pelo preço de tabela das emissoras por comerciais de 30 segundos. Esse valor equivale a 15% do total que seria pago pelos clubes caso o espaço ocupado por eles fosse cobrado.
Embora fictício, esse dado serve para dimensionar o potencial comercial da camisa do clube, pois mostra a penetração territorial do time. O Corinthians teve maior número de jogos exibidos em praças mais importantes e pela principal rede do que os demais competidores.
O Santos, campeão brasileiro em campo, ficou em segundo no ranking, com 97 exibições, em 549.801 segundos, que custariam R$ 286,6 milhões. Pelo critério do número de aparições, o Fluminense ocupa o terceiro lugar, com 82 exibições (473.825 segundos).
O Grêmio vem na quarta posição, com 81 transmissões (484.446 segundos). O quinto lugar é do São Paulo (80 exibições, 451.190 segundos).
Clube com maior torcida no país, segundo o Datafolha, o Flamengo foi apenas o sexto em exposição (67 exibições, 395.250 segundos). Pelo critério do custo de tabela do tempo ocupado na TV, o Flamengo foi quinto.
Em 2002, a Globo exibiu até cinco jogos simultaneamente em diferentes praças. Assim, clubes pouco vistos pelos paulistas aparecem bem posicionados no ranking pelo critério de exibição na emissora.
O Grêmio e o Internacional estão logo atrás do Corinthians (19 partidas), respectivamente com 17 e 16 jogos cada um, a maioria restritos à região Sul. O rebaixado Palmeiras foi o quarto na preferência da Globo (14).
O total de transmissões de cada clube depende diretamente do desempenho da agremiação. O Santos teve 57 exibições dos seus 25 jogos na primeira fase. Já as seis partidas finais renderam 40 aparições na TV. A Globo transmitiu 11 jogos do Santos, dos quais cinco na fase de mata-matas.
O Corinthians também lidera as exibições (77) na primeira fase. É seguido por São Paulo (69), Flamengo (67), Palmeiras (66) e Fluminense e Grêmio (59 cada um).
A liderança do Corinthians em todos os rankings se explica pelo ibope do clube. Tirando a Copa do Mundo, o time do Parque São Jorge aparece em cinco das dez maiores audiências da Globo de janeiro a outubro do ano passado.
E os outros cinco jogos foram amistosos da seleção. De acordo com a Informídia, a Pepsi, patrocinadora do Corinthians, só não apareceu na TV (incluindo reportagens) em quatro dias durante os primeiros nove meses de 2002.
"Comercial" corintiano na TV custou R$ 409 milhões
DANIEL CASTROcolunista da Folha
O Corinthians foi o campeão brasileiro da televisão no ano passado.
Levantamento da empresa de pesquisas esportivas Informídia, obtido com exclusividade pela Folha, mostra que o vice-campeão nacional monopolizou 9,3% das exibições dedicadas pela TV a todos os 26 clubes durante o Campeonato Brasileiro de 2002.
Ao todo, o Corinthians, que jogou 31 vezes no Brasileiro, teve 117 exibições, incluindo partidas ao vivo, VTs (reprises na íntegra) e compactos na Globo, Record, Sportv e no sistema "pay-per-view" da Net e Sky. Só na Globo, foram 19 jogos ao vivo.
Se fosse pagar pelos 672.983 segundos que ocupou, o Corinthians teria que desembolsar R$ 409 milhões, pelo preço de tabela das emissoras por comerciais de 30 segundos. Esse valor equivale a 15% do total que seria pago pelos clubes caso o espaço ocupado por eles fosse cobrado.
Embora fictício, esse dado serve para dimensionar o potencial comercial da camisa do clube, pois mostra a penetração territorial do time. O Corinthians teve maior número de jogos exibidos em praças mais importantes e pela principal rede do que os demais competidores.
O Santos, campeão brasileiro em campo, ficou em segundo no ranking, com 97 exibições, em 549.801 segundos, que custariam R$ 286,6 milhões. Pelo critério do número de aparições, o Fluminense ocupa o terceiro lugar, com 82 exibições (473.825 segundos).
O Grêmio vem na quarta posição, com 81 transmissões (484.446 segundos). O quinto lugar é do São Paulo (80 exibições, 451.190 segundos).
Clube com maior torcida no país, segundo o Datafolha, o Flamengo foi apenas o sexto em exposição (67 exibições, 395.250 segundos). Pelo critério do custo de tabela do tempo ocupado na TV, o Flamengo foi quinto.
Em 2002, a Globo exibiu até cinco jogos simultaneamente em diferentes praças. Assim, clubes pouco vistos pelos paulistas aparecem bem posicionados no ranking pelo critério de exibição na emissora.
O Grêmio e o Internacional estão logo atrás do Corinthians (19 partidas), respectivamente com 17 e 16 jogos cada um, a maioria restritos à região Sul. O rebaixado Palmeiras foi o quarto na preferência da Globo (14).
O total de transmissões de cada clube depende diretamente do desempenho da agremiação. O Santos teve 57 exibições dos seus 25 jogos na primeira fase. Já as seis partidas finais renderam 40 aparições na TV. A Globo transmitiu 11 jogos do Santos, dos quais cinco na fase de mata-matas.
O Corinthians também lidera as exibições (77) na primeira fase. É seguido por São Paulo (69), Flamengo (67), Palmeiras (66) e Fluminense e Grêmio (59 cada um).
A liderança do Corinthians em todos os rankings se explica pelo ibope do clube. Tirando a Copa do Mundo, o time do Parque São Jorge aparece em cinco das dez maiores audiências da Globo de janeiro a outubro do ano passado.
E os outros cinco jogos foram amistosos da seleção. De acordo com a Informídia, a Pepsi, patrocinadora do Corinthians, só não apareceu na TV (incluindo reportagens) em quatro dias durante os primeiros nove meses de 2002.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Guga perde processo milionário no Carf e diz que decisão é 'lamentável'
- Super Bowl tem avalanche de recordes em 2017; veja os principais
- Brady lidera maior virada da história do Super Bowl e leva Patriots à 5ª taça
- CBF quer testar uso de árbitro de vídeo no Brasileiro deste ano
- Fifa estuda usar recurso de imagem para árbitros na Copa do Mundo-18
+ Comentadas