Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2000 - 17h50

Pizzonia chega em 2º e garante título da F-3 inglesa

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O piloto brasileiro Antonio Pizzonia se sagrou hoje campeão da F-3 inglesa com uma prova de antecipação. Ele chegou em segundo em Spa-Francorchamps (Bélgica). O brasileiro, que largou em terceiro, precisava de apenas um oitavo lugar para ficar com o título.

Pizzonia chegou ao seu quinto título no automobilismo em quatro anos de carreira. Desde a estréia, em 97, , ele já havia vencido os Campeonatos de Fórmula Vauxhall Júnior e Renault na Inglaterra, e os Festivais de Inverno dessas duas categorias.

"Estou muito emocionado e muito feliz com essa conquista. Esse foi um prêmio por seis meses de muito trabalho e dedicação, em que tivemos que superar vários problemas. Felizmente deu tudo certo e chegou a hora de comemorar", disse Pizzonia.

"Este é um campeonato muito disputado e difícil, e agora me sinto aliviado porque eu mesmo colocava muita pressão sobre mim. O título estava perto mas tudo podia acontecer", completou o piloto.

O piloto brasileiro venceu as duas primeiras corridas do campeonato e se firmou na posição de favorito ao título. Nas etapas seguintes, no entanto, as equipes adversárias evoluíram e as dificuldades aumentaram.

"Sabíamos que não tínhamos mais o melhor carro e trabalhamos muito para manter a liderança. Mesmo quando não foi possível vencer, corremos para pontuar e subir ao pódio, sempre pensando no título", comentou o amazonense, que ganhou cinco corridas e marcou três pole positions nesta temporada.

"Estou muito contente com esses quatro anos que estou na Europa. Viver na Inglaterra, longe da família, dos amigos e do calor de Manaus é muito difícil, mas tem um lado positivo. É o melhor lugar para um piloto se desenvolver", declarou Pizzonia, que completou 20 anos de idade neste mês.

Antonio Pizzonia é o nono brasileiro a conquistar o título da F-3 inglesa. Antes dele, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Chico Serra, Ayrton Senna, Maurício Gugelmim, Rubens Barrichello, Gil de Ferran e Mário Haberfeld haviam vencido a categoria, considerada a principal escola de pilotos para a F-1.

Desde 91, quando Rubens Barrichello venceu, um estreante na categoria não conquistava o título.

Leia mais sobre esporte na Folha Online


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página