Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2003 - 08h02

"Clássico das praias" é valorizado

da Agência Folha, em Santos

Portuguesa Santista e Santos disputam hoje, às 21h, no estádio Ulrico Mursa, em Santos, uma versão incomum do chamado "clássico das praias".

Dos 70 confrontos entre as duas equipes pelo Campeonato Paulista, poucas vezes a Portuguesa entrou em campo com uma equipe capaz de opor resistência ao adversário e em condições tão favoráveis de classificação.

A boa campanha no Paulista e a manutenção da partida em seu estádio são os principais trunfos da "Briosa" para interromper a sequência de 11 derrotas consecutivas para o time da Vila Belmiro -a última vitória lusa, por 2 a 1, ocorreu em 1969.

Para o Santos, líder do grupo 2 com dez pontos, uma nova vitória praticamente garantirá a classificação antecipada para a próxima fase e tirará da equipe a obrigatoriedade de vencer o São Paulo no clássico do próximo sábado, na Vila Belmiro.

Para a Portuguesa, vice-líder ao lado de São Paulo e Santo André, todos com sete pontos, um empate não elimina as possibilidades de classificação porque a equipe ainda terá outros dois jogos a disputar (Paulista e Santo André). No último domingo, o time surpreendeu o São Paulo, ao arrancar um empate em 1 a 1 no Morumbi.

"Em princípio, a gente achava que, com dez pontos, daria [para classificar o time]. Depois, passamos para 11. Agora, calculamos que será preciso pelo menos 12. Se estivéssemos noutra chave, nossa condição seria muito melhor", lamentou o técnico Pepe.

Embora dirija o campeão brasileiro de 2002, em tese o favorito, o técnico Emerson Leão adotou o discurso da humildade e não quer que a torcida vá ao estádio iludida com a perspectiva da terceira goleada consecutiva -nos dois jogos anteriores, o time fez 5 a 1 no América de Cali (Colômbia) e na Inter de Limeira.

"O Santos não menospreza nenhum adversário. Respeitamos, e, por isso, temos obtido sucesso. A Portuguesa joga de maneira acertada, e não temos obrigação nenhuma de dar goleada", declarou.

O único desfalque santista será o zagueiro André Luis, que cumprirá suspensão. Preto será o substituto. Embora tenha sido liberado pelos médicos, o lateral Michel necessita recuperar o condicionamento físico, já que ainda não atuou na temporada. Por isso, Reginaldo Araújo será mantido na ala direita. "Vamos ver se ele [Michel] estará em condições para o jogo contra o São Paulo", disse Leão.

Na Portuguesa Santista, Pepe tem todos os titulares à disposição e colocará a força máxima em campo. Machucado, o ex-corintiano Dinei, ainda na reserva devido à forma física precária, não ficará nem no banco.

PORTUGUESA SANTISTA
Maurício; Nelsinho, Zambiasi, Nenê e Adavilson; Vandir, Adriano, Fabrício e Souza; Rico e Elizeu.
Técnico: Pepe

SANTOS
Fábio Costa; Reginaldo Araújo, Preto, Alex e Leo; Paulo Almeida, Renatinho, Elano e Diego; Robinho e Ricardo Oliveira.
Técnico: Emerson Leão

Local: estádio Ulrico Mursa, em Santos
Horário: 21h
Juiz: Romildo Correia

Especial
  • Campeonato Paulista


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página