Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2003 - 00h01

"Guerra de TVs" democratiza exposição de times no Paulista

RODRIGO BUENO
da Folha de S.Paulo

Se alguém disser que em 2003 o "Rei do Domingo" é a Inter de Limeira, e não Gugu ou Faustão, pode ser levado a sério. Com a disputa das TVs que marca este Campeonato Paulista, houve uma democratização da exposição dos times, e os pequenos lucraram.

Em apenas cinco rodadas do torneio, 14 clubes já tiveram jogos exibidos na TV aberta (transmitidos por Globo, Record e SBT).

Os quatro grandes de São Paulo ganharam destaque, mas não muito maior que os outros times. A Lusa, rebaixada no Brasileiro, o Guarani, rebaixado no Paulista-2001, e a Internacional de Limeira, que só perdeu no Estadual, tiveram dois jogos exibidos.

A equipe, apesar da campanha pífia, foi às telas em dois domingos, dia nobre para o esporte na TV, pela manhã, o que só ocorreu com o São Paulo, dos grandes.

Nove pequenos já ganharam espaço na TV aberta. E a Ponte Preta só não apareceu ainda porque o jogo contra o Palmeiras foi adiado devido ao suposto campo encharcado em Campinas (o adiamento teria sido decorrência justamente do imbróglio das TVs).

Corinthians e Santos, finalistas do Brasileiro passado, tiveram três jogos na TV aberta até agora e são os líderes em número de apresentações. Mas tiveram apenas um jogo a mais que a Lusa.

A Globo, que priorizou em outros anos os times mais populares, em especial o Corinthians, em sua grade de programação, abriu o seu sábado para jogos de pouco interesse, como Ituano x Guarani e União São João x Lusa.

Na verdade, ela foi "obrigada" a transmitir essas partidas porque a Federação Paulista de Futebol agendou aos sábados, em sua tabela, jogos envolvendo os grandes sempre às 18h, horário em que a emissora transmite uma novela.

No ano passado, os pequenos de São Paulo ficaram fora da TV. O Ituano, campeão paulista, só apareceu mesmo no Supercampeonato Paulista, torneio curto que reuniu o "Trio de Ferro".

No Paulista de 2001, que teve jogos transmitidos por duas emissoras, houve exibição de 11 partidas em TV aberta até a quinta rodada -Santos e Lusa, naquele ano, só apareceram na TV na quinta rodada, quando duelaram.

União São João e São Caetano, que jogam hoje às 16h, fazem sua estréia na TV. Domingo, será a vez de o América aparecer pela primeira vez em rede aberta.

Até o final da fase de classificação do Paulista (são apenas sete rodadas), só União Barbarense, Mogi Mirim e Juventus não deverão ter ganho espaço na TV aberta. Porém esses times deverão figurar na TV quando começar o "torneio da morte" -o União Barbarense tem grande chance de aparecer no mata-mata do Paulista, pois realiza boa campanha.

A exposição que alguns times modestos ganharam foi bem explorada por alguns jogadores e patrocinadores. O atacante Rico, da Portuguesa Santista, marcou dois gols no Santos, atual campeão brasileiro, em jogo exibido pela TV Record, e ajudou a garantir a sua volta ao São Paulo.

Já o Ituano aproveitou o destaque que ganhou na Globo para expor mais seu patrocinador -a Schincariol mudou o uniforme do time no jogo contra o Guarani para ganhar mais visibilidade.

Especial
  • Campeonato Paulista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página