Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2003 - 08h17

São Caetano pode ser o melhor dos campeões do Campeonato Paulista

RODRIGO BUENO
da Folha de S.Paulo

Poucos times foram campeões do Paulista de forma invicta. Pouquíssimos foram campeões do Estado de São Paulo com 100% de aproveitamento de pontos. O melhor de todos esses times foi o Palestra Itália de 1932, que fez 11 jogos e venceu todos, ainda na fase amadora da competição estadual.

O ex-modesto São Caetano, clube que peregrinou por várias divisões do Paulista nos anos 90, não está distante de igualar essa campanha histórica. O time já soma seis vitórias em seis jogos e pode fazer mais cinco jogos no Paulista.

Desde 1972 uma equipe não é campeã invicta do Paulista -o Palmeiras foi o último que conseguiu tal feito, superando por pouco o São Paulo, vice invicto.

"A campanha que estamos fazendo não surpreende porque o Mário Sérgio [técnico] é o Einstein da tática. Alguns falam que ele inventa. Ele na verdade cria, elabora. Queremos acabar com a história de vice. Vamos atrás do título agora", disse Carlos Baptista, supervisor do São Caetano.

Em 1996, o Palmeiras do técnico Wanderley Luxemburgo fez a melhor campanha de um time no Paulista na era do profissionalismo (93,3% de pontos conquistados, contando dois pontos por vitória para padronizar todas as campanhas ao longo da história).

O Corinthians conseguiu três vezes ser campeão com 100% de vitórias, mas somente quando havia duas ligas no mesmo ano no Estado e sempre na fase amadora.

O Palestra Itália de 1932 foi o único que conseguiu 100% de vitórias em um ano que teve apenas uma versão do Paulista -em 1926 também houve duas ligas.

O São Caetano atual mostra um bom ataque (16 gols marcados) e uma excelente defesa (2 gols sofridos). O time dificilmente fará os 49 gols do Palestra de 32, mas pode muito bem não sofrer os oito gols desse mesmo Palestra.

A campanha do "Azulão" deve-se bastante ao regulamento do Paulista -o torneio é mais curto do que em anos anteriores, e o São Caetano pode ser campeão sem enfrentar, por exemplo, o Santos, o São Paulo e o Corinthians.

Pela ótima campanha, o São Caetano terá a vantagem de decidir em casa até a final. Nas quartas, faz jogo único com o Palmeiras, amanhã, no ABC. O time terá a vantagem do empate, mas isso "mancharia" a campanha 100%.

Especial
  • Campeonato Paulista

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página