Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2003 - 10h15

Dirigido por Zico, Japão vai aos EUA jogar amistosos mesmo com guerra

da Folha Online

A iminente guerra entre EUA e Iraque não impedirá a viagem da seleção de futebol do Japão, comandada por Zico, para disputar amistosos em solo norte-americano.

A equipe asiática tem dois jogos marcados para este mês nos EUA. O primeiro é contra o Uruguai, no próximo dia 26, em San Diego. O segundo está marcado para três dias depois, em Seattle, com a seleção local.

A JFA (Associação Japonesa de Futebol), que havia inicialmente cancelado a viagem por causa de temores com a segurança, diz agora que só vai desistir das partidas se um ataque ao Iraque liderado pelos EUA colocar os jogadores japoneses em perigo direto.

"Mesmo que uma guerra estoure, a viagem acontecerá. Mas se a situação com o Iraque ficar muito ruim e levar a atividades terroristas nos EUA, as coisas podem mudar", disse Takeo Hirata, secretário-geral da entidade.

"Estamos em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Japão, e as autoridades norte-americanas nos asseguraram que os jogadores estarão a salvo. Vamos conversar com o ministério de novo dependendo do que acontecer", completou.

Na convocação divulgada hoje, o técnico Zico anunciou sete jogadores que atuam na Europa, incluindo o astro Hidetoshi Nakata, do Parma (Itália).

"Os EUA provaram, ao chegarem às quartas-de-final da Copa do Mundo, que são uma força. O Uruguai também foi bem na Copa do Mundo, portanto os dois jogos serão um teste muito bom", disse Zico.

O treinador ressaltou que não haverá muitas mudanças em relação aos titulares, apesar de admitir que pode experimentar o 3-5-2 usado pelo técnico anterior, Philippe Troussier.

"É bom ter a opção de jogar com o 3-5-2 ou de mudar o sistema de tempos em tempos. Mas a base do time permanecerá a mesma, com apenas duas ou três mudanças", afirmou brasileiro, que fará seu terceiro jogo no comando do Japão.

Confira os convocados

- Goleiros: Yoshikatsu Kawaguchi (Portsmouth-ING), Takashi Shimoda (Hiroshima-JAP) e Seigo Narazaki (Nagoya-JAP)

- Defensores: Yutaka Akita (Kashima-JAP), Akira Narahashi (Kashima-JAP), Toshihiro Hattori (Iwata-JAP), Nobuhisa Yamada (Urawa-JAP), Ryuzo Morioka (Shimizu-JAP), Tsuneyasu Miyamoto (Osaka G-JAP), Naoki Matsuda (Yokohama-JAP) e Keisuke Tsuboi (Urawa-JAP)

- Meio-campistas: Takashi Fukunishi (Iwata-JAP), Hidetoshi Nakata (Parma-ITA), Alex (Shimizu-JAP), Shunsuke Nakamura (Reggina-ITA), Mitsuo Ogasawara (Kashima-JAP), Koji Nakata (Kashima-JAP), Junichi Inamoto (Fulham-ING), Shinji Ono (Feyenoord-HOL)

- Atacantes: Naohiro Takahara (Hamburg-ALE), Takayuki Suzuki (Genk-BEL), Teruaki Kurobe (Kyoto-JAP) e Masashi Nakayama (Iwata-JAP)

Com a Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página