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28/03/2003 - 21h10

FIA cede e adia fim da eletrônica na F-1

FÁBIO SEIXAS
da Folha de S.Paulo

Líder do Mundial de F-1, com duas vitórias em dois GPs disputados, a McLaren voltou a triunfar hoje. Desta vez, nos bastidores.

A FIA (entidade máxima do automobilismo) adiou pela segunda vez o banimento dos recursos eletrônicos na categoria. Itens como os controles de tração e de largada e o câmbio automático poderão ser usados durante todo o ano e só estarão proibidos a partir de 2004.

O motivo para o novo adiamento é uma ação movida pela McLaren, em conjunto com a Williams, na Câmara Internacional de Comércio, em Lausanne, na Suíça.

Os dois times argumentam que o fim da eletrônica, no meio da temporada, implicaria gastos extras para adaptar os carros e ainda reduziria a segurança dos pilotos.

"Enquanto o caso não for resolvido pelo tribunal, as equipes estão livres para usar esses recursos. O banimento fica adiado para o primeiro GP de 2004", afirma a nota divulgada hoje pela FIA.

A idéia original da entidade, dentro de seu pacote para reduzir custos, era proibir a eletrônica já no início deste ano. Atendendo a pedidos dos times, que alegavam já estarem com seus carros prontos, a medida foi adiada para o GP da Inglaterra, 11ª das 16 etapas do Mundial, no final de julho. Agora, mais uma vez, foi postergada.

Além da vitória moral sobre a FIA, a McLaren é a maior beneficiada do ponto de vista técnico.

Enquanto as outras equipes já gastaram tempo e dinheiro em testes com os carros modificados, a escuderia de Ron Dennis passou as últimas semanas finalizando seu novo modelo, o MP4/ 18.

Assim, quando ele for para a pista, provavelmente dentro de duas semanas, não terá que servir para nenhuma experiência.

Hoje, a McLaren lidera os Mundiais de Pilotos e Construtores. No primeiro, tem Kimi Raikkonen na ponta da tabela e David Coulthard como vice-líder. No segundo, aparece com dez pontos de vantagem sobre as segundas colocadas, Renault e Ferrari.

Para a escuderia italiana, a boa fase da rival é preocupante. Principalmente porque a Ferrari não conseguiu se acertar neste ano.

Em Barcelona, hoje, último dia de testes das equipes para o GP Brasil, Michael Schumacher foi apenas o quinto colocado. Ele treinou com o modelo F2002, do ano passado, que será usado em Interlagos na semana que
vem.

A Williams foi a mais rápida em três dos quatro dias de testes. A McLaren foi a mais veloz na quarta-feira e, nas outras sessões, ficou sempre com o segundo tempo.

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