Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2003 - 01h50

Vôlei tem disputa inédita entre técnicos estreantes

MARIANA LAJOLO
da Folha de S.Paulo

Dentro da quadra, eles ajudaram a Ulbra a conquistar seus únicos dois títulos nacionais. Agora, em bancos opostos, fazem a primeira disputa de técnicos estreantes pelo troféu da Superliga.

Carlos Javier Weber e Marcelo Frockowiak, no primeiro ano como treinadores, levaram Unisul e Ulbra, respectivamente, à decisão do torneio. A única vez que um novato chegou ao título foi em 2000/2001, quando Luizomar de Moura comandou o Flamengo.

Carlos Javier Weber, 37, consagrou-se como levantador defendendo as cores da Argentina. Titular de seu país por quase 20 anos, levou a seleção às suas principais conquistas como o Pan-95 e o bronze nos Jogos de Seul-88.

No Brasil há oito anos, encontrou na Unisul a porta para iniciar sua nova carreira. No ano passado, desdobrou-se nas funções de técnico e levantador e, agora, chega à sua primeira final como dono da posição no banco de reservas. É o primeiro técnico estrangeiro a obter sucesso na Superliga _já havia feito história ao ser o primeiro a chegar aos mata-matas.

Antes de assumir a função de treinador, consagrou-se como atleta no país defendendo a Ulbra no bicampeonato de 97/98 e 98/ 99. Foi duas vezes eleito o melhor estrangeiro da Superliga.

"Weber reedita o que ele era como jogador, um comandante. A gente podia até brigar, mas ele nunca perdia o foco daquilo que precisava ser feito. E fazia bem", afirma seu adversário das finais.

Marcelo Frockowiak, 35, fez sua carreira de jogador atuando como ponta. Depois da campanha vitoriosa como capitão da Ulbra em 97/98, passou a braçadeira para Weber e tornou-se o líbero do time bicampeão na temporada em que a nova posição foi criada.

"Aposentado" em seguida, o ex-atacante ficou afastado das quadras até a última temporada por falta de espaço no mercado.

Foi, então, chamado pela Ulbra, disputou a última Superliga como assistente de seu ex-treinador Jorge Schmidt e, no ano passado, assumiu o comando da equipe.

Antes de se sentar no banco do time principal, Frockowiak já havia comandado algumas equipes de base do clube gaúcho.

"Fora da quadra, ele é um amigo. Dentro dela, um grande treinador. Pensamos vôlei de uma forma parecida. Esse é um dos motivos de essa série decisiva ser tão equilibrada", afirmou Weber.

No primeiro duelo entre dos dois ex-companheiros, Frockowiak levou a melhor. Jogando em Florianópolis (SC), a Ulbra derrotou a Unisul por 3 sets a 1. Hoje, a partir das 20h30, a equipe tem a chance de ampliar a vantagem em casa.

Especial
  • Confira notícias, tabelas e resultados de torneios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página