Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2003 - 09h22

CBV impõe "prestígio" à seleção feminina

MARIANA LAJOLO
da Folha de S.Paulo

A Confederação Brasileira de Vôlei nomeou o vice-campeão nacional Antônio Rizola, 44, como novo assistente de Marco Aurélio Motta na seleção feminina.

A idéia da entidade é aproveitar a experiência dele com as equipes brasileiras de base, aumentar o "prestígio" da comissão técnica e minar o surgimento de novas críticas ao trabalho feito com o time.

O comandante do MRV-Minas na última Superliga substituirá Luizomar de Moura, que, por sua vez, ocupará vaga deixada por ele na seleção infanto-juvenil.

"Minha ambição é grande. Quero ser um dia técnico do Brasil em uma Olimpíada, mas isso não se consegue derrubando alguém. Me convidaram para ajudar a seleção, e fico muito feliz em ser lembrado", afirmou Rizola.

Campeão mundial juvenil em 2001, o treinador já trabalhou com grande parte das atletas que foram alçadas à seleção, como a ponta Paula Pequeno, que conquistou o título da Superliga anteontem, pelo BCN/Osasco.

"Tanto o Rizola quanto o Wadson [Lima, atual técnico da seleção juvenil] já vêm trabalhando junto comigo", disse Motta, 42.

No meio do ano passado, afirmando estarem descontentes com a atuação de Motta à frente da seleção e terem problemas de relacionamento com o treinador, quatro jogadoras pediram dispensa e desencadearam uma das maiores crises da história.

Diante desse quadro, quando optou por renovar radicalmente a seleção principal, o treinador conversou com seus colegas das equipes de base para escolher novas atletas a serem testadas.

Além de atuar na preparação das novatas, Rizola também chega à equipe para ajudar em um momento de reaproximação de Motta com duas das jogadoras que deixaram a seleção em 2002.

Raquel, que já está treinando, foi uma das que pediram dispensa junto com Fofão, Érika e Walewska. Já Virna, que deve ser convocada na segunda-feira, saiu alegando problemas pessoais.

O novo assistente técnico só começará a trabalhar com o time adulto em 12 de maio. Até lá, irá ajudar Moura a definir as 18 jogadoras que estarão no Mundial do Quênia, em agosto. O ex-treinador da seleção já havia convocado 22 atletas para treinamentos.

O novo comandante das atletas infanto-juvenis, aliás, já iniciou seu trabalho. Ele está na Croácia filmando os jogos do Campeonato Europeu da categoria.

A seleção brasileira é atual vice-campeã mundial infanto.

Especial
  • Confira notícias, tabelas e resultados de torneios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página