Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2003 - 15h51

Potências da Europa exigem compensação para liberar atletas para seleções

da Folha Online

Os principais clubes da Europa querem ser recompensados financeiramente quando tiverem que ceder seus jogadores para as seleções nacionais. A intenção foi anunciada nesta terça durante reunião do G-14, que, apesar do nome, conta com 18 equipes filiadas.

As equipes se referem principalmente às Copas do Mundo. "É necessário estabelecer uma distribuição dos benefícios gerados pelo Mundial", disse Peter Kenyon, representante del Manchester United.

"São os clubes que pagaram os salários dos jogadores durante os 12 meses do ano. É por isso que exigimos um mínimo de solidariedade por parte da Fifa e das federações", afirmou Michael Van Praag, presidente do Ajax.

Recentemente, depois de ouvir reclamações dos times europeus, a Fifa estabeleceu datas oficiais para amistosos internacionais. Nesses casos as agremiações são obrigadas a ceder os atletas.

"Atualmente os clubes assumem todos os riscos quando liberam um jogador. Não se pode seguir aceitando isso", disse o diretor geral do G-14.

Os integrantes do G-14 são os seguintes: Real Madrid, Milan, Ajax, Liverpool, Juventus, Bayern de Munique, Inter de Milão, Barcelona, Manchester United, Borussia Dortmund, PSV, Porto, Olympique de Marseille, Paris Saint-Germain, Arsenal, Bayer Leverkusen, Olympique Lyon e Valencia.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página